Gestão à vista da Manutenção

Luis Cyrino
6 out 2016
13
10334

Gestão à vista – Manutenção

Gestão à vista funciona basicamente como um quadro onde são colocados os principais itens de controle de um setor com várias informações, seja através de gráficos, dados ou informações gerenciais onde qualquer pessoa que olhar vai entender o que está se querendo mostrar, ou seja, é de fácil visualização e interpretação dos mesmos.

Outra característica importante da gestão à vista é que as informações ali colocadas, torna esses dados transparentes, focalizando a gestão de um processo e não nas pessoas, priorizando realmente o que é necessário.

Gestão à vista da Manutenção

A gestão a vista da Manutenção é uma importante ferramenta que o PCM utiliza para organizar as atividades do setor e por outro lado, mostrar a gestão dos indicadores principalmente os ligados com os resultados diretos da equipe de trabalho.

São informações importantes que toda a equipe precisa entender o seu significado e interagir com os dados que estão diretamente ligados ao dia a dia, por exemplo, um indicador diário de “falhas e/ou quebras” de máquinas e equipamentos.

O que mostrar?

Podemos definir vários quadros de gestão a vista com as informações mais relevantes para o setor e dividi-los por níveis e tipos de dados conforme definido pelo PCM e pela gestão. Por exemplo, podemos definir para melhor entendimento dos processos de gestão do setor os seguintes itens:

Quadro de indicadores e/ou KPI’s:

Importante para a equipe ter o entendimento do que se mede da equipe com gráficos de alguns indicadores, fundamental que a equipe conheça suas metas e nada melhor do que mostrar a eles alguns indicadores com o reflexo das suas atividades no dia a dia da Manutenção.

Nesse quadro podemos inserir indicadores como: número de eventos ou horas de quebras, MTBF, MTTR, número de acidentes com ou sem afastamento, número de horas em projetos de melhorias. Aqui são alguns exemplos e fica a critério de cada gestão o que julgar importante para ser mostrado para a equipe.

Quadro com os planos de Manutenção:

Um outro modelo de quadro de gestão a vista poderia conter os planos de manutenção como cronograma anual de preventiva, intervenções programadas ou planejadas por conta de projetos de melhorias ou paradas pré-definidas por conta de necessidades detectadas nas inspeções, ou seja, a equipe fica ciente de todos os serviços que deverão ser contemplados.

Quadro de análises de falhas:

Interessante manter um quadro com as análises de falhas por fazer, as concluídas com seus planos de ações para acompanhamento, um gráfico como indicador de número mensal de análises abertas e as concluídas.

Também podemos mostrar um gráfico identificando por exemplo as análises feitas por problemas de repetitividade da quebra e não por horas ou por outros critérios definidos pela gestão. Ou seja, mostrar por meio da gestão a vista o que a Manutenção tem feito para melhorar seus índices de confiabilidade.

Quadro com as inspeções de rotina;

Mostrar nesse quadro os planos de inspeção de rotina já definidos para o mês e seus respectivos responsáveis, local para os documentos já impressos e por fazer e um local para os já concluídos que serão posteriormente retirados pelo pessoal do PCM para fazer a leitura dos resultados e isso é no dia a dia. Fazer isso facilita o fluxo dos serviços onde todo mundo sabe o que deve fazer no seu dia a dia.

Conclusão

Trabalhar com quadros de gestão à vista é organização, é visualizar o que é preciso saber, entender e executar. Um local ideal para aquele bate papo com a equipe sobre o que anda acontecendo em função do seu trabalho.

Com a gestão à vista podemos se antecipar a problemas que por meio de gráficos já se pode evidenciar alguns possíveis desvios e com isso já se pode tomar decisões no decorrer do mês que possam evitar problemas maiores.

Tem empresas que seus gestores utilizam desse espaço de quadros de gestão a vista para reuniões diárias como uma discussão sobre os resultados do dia anterior e andamento do que pode acontecer até o fechamento do mês, são reuniões chamadas de “GEMBA”. Trata-se de uma expressão japonesa que significa “lugar onde as coisas acontecem”.

Portanto podemos afirmar com muita certeza que esse tipo de gestão a vista é muito eficiente no dia a dia de qualquer ambiente fabril.

Mostra com clareza algumas informações que podem, se bem gerenciadas, alterar uma situação que se mostra problemática com interferência nos resultados esperados, para uma solução antecipada que coloca no rumo certo o que se espera no final de cada período de medição.

Podemos citar como por exemplo, o indicador de quebras diário. Ao verificarmos um número de quebras anormal em determinada máquina no decorrer do mês, podemos intervir com uma análise pontual e evitar problemas maiores.

Outra atividade essencial do PCM é no que diz respeito aos serviços regulamentos, ou seja, aquelas manutenções e inspeções obrigatórias por força de normas regulamentadoras. Vejam no link abaixo uma matéria que tratamos disso com detalhes.

Serviços regulamentados da Manutenção

Comentários

13 respostas para “Gestão à vista da Manutenção”

  1. Carlos Wagner barros disse:

    Com certeza, um setor de manutenção estruturado, organizado, eficiente e eficaz, tem que ter gestão a vista, onde pode ser discutido e entendido por todos.
    Este é um dos pontos mais importantes para gestão de manutenção.

  2. Eduardo disse:

    A Gestão Visual é muito importante, onde todos os manutenções em conjunto com seus Gestores podem discutir, rediscutir, avaliar e criar estratégias para melhorar a eficiência da manutenção.

  3. José Miguel disse:

    Parabéns pelo artigo! Para a gestão a vista ser efetiva é primordial que todos da manutenção participem do artífice ao gerente. Desta forma, teremos informações acuradas e úteis.

  4. Flavio Amorim disse:

    Muito bom o artigo! Se não tem controle não tem gestão !

  5. Rafael Fávero disse:

    A diferença de custos após iniciar os controles é fantástica, muito bom o artigo.

  6. FERNANDA DE SOUSA BARROS disse:

    Muito importante, trabalhei no Controle de Manutenção e sempre me perguntavam o que um controlador faz? Quando coloquei o Quadro de Gestão à vista mostrando as IM’s (Indicadores de Manutenção) as informações e os resultados estavam a mostra para todos, tivemos algumas melhorias devido a isso.

  7. Rodrigo Gonçalves disse:

    Parabéns pelo artigo! Fui estagiário no setor de manutenção e realizava atualizações dos indicadores de eficiência de determinado setor. Aprendi que gestão eficiente precisa ser monitorada diariamente por profissionais competentes e comprometidos. Uma gestão eficiente é capaz de eliminar desperdícios e trazer ganhos reais para qualquer instituição.

  8. Lucinei Cavalcante disse:

    Parabéns pelo artigo!
    Essa informação é crucial para nos lembrarmos, de que, só teremos o controle se visualizarmos o que está acontecendo ao nosso redor em um ambiente fabril. Desta forma, as tomadas de decisões ficam, muito mais fáceis.

  9. Fabio Nyland Dias disse:

    Óbvio que sim… Não só na manutenção, mas em qualquer segmento, principalmente na indústria. Gestão significa planejamento, e à vista significa transparência… Na verdade, não consigo imaginar alguém trabalhando direito sem ser dessa forma, por melhor profissional que seja!

  10. Silvio Cesar Pereira disse:

    Parabéns pelo compartilhamento, ótimas informações. Acredito que um bom processo de gestão à vista, traz para toda a equipe a transparência e clareza sobre como estão os seus resultados, assim tendemos a melhorar os índices de comprometimento de todos, consequentemente nossos resultados.

  11. MARCELO disse:

    Muito boa tarde
    Esta planilha de gestão a vista você consegue disponibilizar ?

    att
    Marcelo Fonseca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *