Gráfico de Gantt ou Diagrama

Luis Cyrino
6 maio 2017
1
7224

Gráfico ou Diagrama de Gantt

Desenvolvido em 1917 pelo engenheiro mecânico Henry Gantt, o Gráfico de Gantt é uma ferramenta de gestão muito útil ao longo da história, esse recurso vem sendo usado para ajudar a planejar, controlar e analisar atividades e processos nos mais diversos segmentos, entre eles, o PCM.

O diagrama ou gráfico de Gantt é um gráfico usado para ilustrar o avanço das diferentes etapas de um projeto. Os intervalos de tempo representando o início e fim de cada fase aparecem como barras coloridas sobre o eixo horizontal do gráfico.

Gráfico de Gantt, é basicamente um cronograma que permite fazer a programação das tarefas mostrando a dependência entre elas. Usado desde o início do século, consiste em um diagrama onde cada barra tem um comprimento diretamente proporcional ao tempo de execução real da tarefa.

O começo gráfico de cada tarefa ocorre somente após o término das atividades das quais depende. As atividades para elaboração do diagrama são a determinação das tarefas, das dependências, dos tempos e a construção gráfica.

Esta forma de representação gráfica, das atividades de um projeto, ainda permite avaliar os seus custos, resultante do consumo de recursos necessários à conclusão de cada uma de suas tarefas.

A forma de balizar o desempenho do projeto, por medição relativa entre o tempo decorrido e o grau atual de conclusão da tarefa perante o previsto, permite tirar conclusões sobre o seu desempenho em termos de custo e prazo.

O gráfico ou diagrama de Gantt é um auxiliar importante do planejador e do programador, pois apresenta facilidade em controlar o tempo e em reprogramá-lo. Apesar desta facilidade, o diagrama de Gantt não resolve todas as questões, tais como:

  1. Quais tarefas atrasariam se a terceira tarefa (C) se atrasar um dia?
  2. Como colocar de forma clara os custos no diagrama?
  3. Quais tarefas são críticas para a realização de todo o trabalho?

Como montar seu Gráfico de Gantt?

O Gráfico de Gantt é baseado em uma linha do tempo em que o eixo horizontal representa as horas, os dias ou as semanas e o eixo vertical exibem as atividades. Marca-se o início e o fim de cada atividade, criando uma linha dentro do gráfico.

Se preferir, você pode determinar cores diferentes para as atividades, agrupando-as conforme sua necessidade e, assim, tornando o gráfico ainda mais visual.

Depois de listadas todas as atividades e suas durações, você pode incrementar o Gráfico de Gantt com os nomes dos responsáveis por cada tarefa ou ainda reorganizar as atividades de modo que as interdependências fiquem mais evidentes.

É possível ainda sinalizar o progresso da equipe, alterando a cor dos trabalhos já concluídos ou dos que estão em atraso, dando maior destaque ao que deve ser feito na sequência.

Normalmente o gráfico de Gantt que é bem parecido com um cronograma, não deveria possuir mais de 15 ou 20 tarefas para que possa caber numa simples página A4, mas caso isso não seja possível devido ao número de tarefas ser maior, é possível criar diagramas adicionais para que sejam detalhados a planificação de todas as atividades.

Gráfico de Gantt no Excel

Se você precisa mostrar o status de um cronograma de projeto simples com um gráfico de Gantt, pode se usar o Excel. Embora o Excel não tenha um tipo de gráfico de Gantt predefinido, você pode simular um personalizando um gráfico de barras empilhadas para mostrar o início e término das tarefas, desta forma:

Conclusão

Como em qualquer tipo de programação de serviços na Manutenção, quer seja por meio desse diagrama de Gantt ou por meio de um cronograma convencional, as habilidades nos tempos de cada atividade e outras questões ficam evidentes.

Quanto ao tempo, fica a expertise do pessoal de programação em estimar um tempo que contemple possíveis atrasos em algumas atividades já conhecidas como problemáticas. Quanto as outras dificuldades citadas, acredito que pode ser contornado com atenção redobrada em todo o planejamento para as atividades críticas.

Comentários

Uma resposta para “Gráfico de Gantt ou Diagrama”

  1. Claudio disse:

    Olá…vocês possuem o Gantt em Excel?
    Como faço para obter?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *