Indústria frigorífica
Indústria frigorífica
Indústria frigorífica tem como característica principal a industrialização das carnes em geral, podendo ser uma planta que realiza o abate, processamento e armazenagem.
Ou ser uma planta dentro da indústria frigorífica onde realizam apenas a armazenagem e logística de produtos que necessitam de refrigeração controlada, além das carnes e seus produtos derivados.
Alguns dados da história da refrigeração
A primeira máquina de refrigeração foi construída em 1856, usando o princípio da compressão de vapor, pelo australiano James Harrison, que tinha sido contratado por uma fábrica de cerveja para produzir uma máquina que refrescasse aquele produto durante o seu processo de fabricação, e para a indústria de carne processada para exportação.
O professor de engenharia alemão Carl Von Linde patenteou em 1876 o processo de liquefação de gás que se tornou parte da tecnologia básica de refrigeração. Suas descobertas levaram à invenção do primeiro refrigerador confiável e eficiente de amônia compactada.
O primeiro refrigerador elétrico para uso doméstico foi inventado pelo americano Fred W. Wolf em 1913 e foi batizado com o nome de DOMELRE (Domestic ELectric Refrigerator), mas este nome não teve sucesso e foi Kelvinator o nome que popularizou este utensílio nos EUA.
Tal como a maioria dos seus descendentes modernos, este frigorífico era arrefecido por meio de uma bomba de calor de duas fases. Outro que se tornou muito popular foi o General Electric “Monitor–Top“, que apareceu em 1927. Ao contrário dos predecessores, neste frigorífico o compressor, que produzia bastante calor, estava colocado no topo do aparelho, protegido por um anel decorativo.
No Brasil
O primeiro aparelho no Brasil, foi fabricado em 1947, numa pequena oficina na cidade de Brusque/SC. De 1947 a 1950, Guilherme Holderegger e Rudolf Stutzer já tinham fabricado 31 aparelhos movidos a querosene.
Então surge um novo personagem, Wittich Freitag, um comerciante bem-sucedido da cidade de Joinville, que convence os dois a montarem uma fábrica.
Fechada a sociedade entre os três, e em 15 de julho de 1950 entra em operação a CONSUL, primeira fábrica de refrigeradores do Brasil, na cidade de Joinville/SC.
Manutenção nos sistemas de refrigeração
Para aquelas que utilizam máquinas e equipamentos frigoríficos em sua linha de produção ou simplesmente armazenagem, a manutenção preventiva é fundamental.
Os produtos relacionados às necessidades de refrigeração (cadeia do frio) são conhecidos pela sua grande sensibilidade, durante os processos produtivos.
Pequenas variações não programadas na temperatura podem ser suficientes para torná-los impróprios para consumo. Imaginem o prejuízo e os transtornos que isso pode causar dentro dessa cadeia produtiva e de distribuição.
Logo, quando falhas ocorrem no sistema de refrigeração, é comum que as empresas amarguem grandes prejuízos e tempo ocioso para o conserto das máquinas e/ou equipamentos.
Indústria frigorífica, Manutenção Preventiva e outras políticas
A principal finalidade da manutenção preventiva e outras políticas do setor é evitar os riscos de defeito e/ou falha no funcionamento de máquinas e equipamentos, possibilitando a sua confiabilidade.
A eficiência esperada na área de Manutenção para a indústria frigorífica deve contemplar algumas premissas fundamentais para seu êxito, como segue:
- Gestão das políticas de Manutenção
- Planejamento (baseado no ciclo PDCA)
- Novos métodos e processos – Engenharia de Manutenção
- Inspeções periódicas (Manutenção e Operação)
- Programas de melhorias
- Treinamentos e capacitação de pessoal
- Segurança de máquinas e equipamentos (NR-12)
- Procedimentos de trabalho
- Indicadores e KPIs – Gestão à vista
Indústria frigorífica, falhas e/ou quebras nem pensar
Podemos entender que nesse segmento da indústria frigorífica, falhas ou quebras de máquinas e equipamentos não está no contexto do negócio. Quem já não teve essa experiência em casa quando o nosso refrigerador ou freezer dá um problema e pára de funcionar.
É aquela correria para evitar perder aqueles produtos perecíveis como carnes e outros como os lácteos, comidas já preparadas, entre outros. Pois é, por essas e outras que a manutenção em máquinas e equipamentos frigoríficos é essencial.
A gestão de manutenção desse segmento é essencial como em qualquer outro segmento produtivo, fique de olho nas melhores práticas de gestão da Manutenção. Esse tema com certeza é muito extenso e outros artigos serão elaborados para tratar desse assunto.
Manutenção em foco tem soluções
Temos uma boa experiência no ramo de manutenção industrial para propor soluções na gestão de métodos e processos da área. Entre em contato conosco que podemos lhe fazer uma visita técnica e entender a sua necessidade.
Entre em contato!!
Fonte da história da refrigeração:
“James Harrison Evolution of Lab Refrigerators & Freezers”
https://www.materials.sandvik/en/campaigns/fridge-of-the-future/the-history-of-the-refrigerator/