Manutenção moderna e seu 5º princípio

Luis Cyrino
16 fev 2023
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Manutenção moderna e seu 5º princípio

Os princípios da manutenção moderna desenvolvidos na jornada para a Manutenção Centrada na Confiabilidade – RCM. Tais princípios da Manutenção Moderna são elencados com base nos ‘Fundamentos da Engenharia de Manutenção’. Esses princípios que estamos elencando numa série de artigos, está descrito no manual da NAVSEA.

Conceitos de manutenção moderna

Esses conceitos formam uma linha evolutiva do pensamento da engenharia de manutenção. Isso desde o conceito mais fundamental onde certas falhas acontecem sem dúvida alguma.

E na evolução desse pensamento, segue até o maior desafio para qualquer estratégia de manutenção: o estabelecimento de um processo de melhoria contínua.

Qualquer que seja as estratégias de manutenção, para serem confiáveis devem ser baseados em alguns princípios. Qualquer profissional de Manutenção que busca a Confiabilidade, deve entender esses princípios.

E mais que entender tais princípios, todos os envolvidos devem praticá-los. Neste artigo vamos falar sobre o quinto princípio sobre as falhas ocultas e a necessidade de identifica-las.

Falhas ocultas: 5º princípio da Manutenção moderna

Falhas ocultas são aquelas que permanecem “escondidas”, ou seja, não detectadas durante a operação normal de um ativo produtivo. E podem permanecer ocultas mesmo durante uma simples inspeção, devido a sua localização na máquina ou equipamento.

Afinal não saímos desmontando tudo numa máquina para fazer as chamadas inspeções periódicas. Normalmente essas inspeções são superficiais e não chega em certos locais onde podemos ter um início de algum tipo de avaria.

Esses tipos de falhas ocultas só se tornam evidentes quando você precisa que o item funcione e o mesmo falha. Ou quando você realiza uma inspeção mais detalhada em determinadas partes de uma máquina. Atividade para identificar possíveis avarias ou princípio de falhas potenciais.

As falhas ocultas são frequentemente associadas a máquinas e equipamentos com funções de proteção. Algo como a necessidade que seja identificado por exemplo, uma alta pressão de um sistema.

Funções de proteção como essas são acionadas e sinalizam uma falha por exceção. Isso para proteger o próprio ativo de grandes danos e possivelmente os colaboradores de um possível acidente/incidente. Ou mesmo para proteger o meio ambiente de um grande impacto que possa gerar grandes danos.

Isso significa que praticamente sempre realizamos tarefas de detecção de falhas em equipamentos com funções de proteção. É o que chamamos de manutenção detectiva, sistemas de proteção que geram alarmes e/ou desarmes de um sistema.

Mas a maioria dos itens que compõe uma máquina ou equipamento não tem esse tipo de proteção. E são muitos itens como peças e componentes que podem falhar sem prévio aviso. E nesse caso, precisam ser identificados antes que causem uma parada inesperada.

Falhas ocultas devem ser encontradas

Já sabemos que muitas falhas ocultas podem ser identificadas por meio de sistemas de proteção. Mas também sabemos que não temos sistemas de proteção para toda a máquina ou equipamento. E se queremos nos antecipar a essas falhas ocultas, precisamos de outros meios, tais como:

Monitoramento preditivo offline e online

Uma das estratégia largamente utilizadas são as técnicas preditivas que usam o monitoramento de condições de máquinas e equipamentos. Eles são divididos em monitoramento online e offline. No monitoramento online usamos sensores de detecção de vibração e temperatura durante todo o funcionamento do ativo.

Nesse tipo de monitoramento são detectados alterações fora dos parâmetros normais de trabalho em tempo real. São sistemas inteligentes que além de detectar potenciais falhas, ainda emitem alertas para a manutenção.

No monitoramento offline são aquelas técnicas onde em períodos específicos se faz uso delas. Técnicas como a análise termográfica, análise de óleo, e também análise de vibração, dentre muitas outras.

Conceitos da Manutenção Autônoma – TPM

Na metodologia TPM – Gestão Produtiva Total, temos algumas estratégias muito boas para a detecção de falhas ocultas. A elaboração de um padrão de limpeza e inspeção, melhorias em locais de difícil acesso e eliminação das fontes de sujeira. Com certeza a utilização dessas estratégias corrobora e muito para identificar falhas ocultas e facilitar as inspeções periódicas.

Manutenção periódica

As estratégias não menos importantes está em elaborar os cronogramas de manutenção periódica. Temos a manutenção preventiva que deve focar nos itens onde seus modos de falhas são únicos. E que seu desgaste ao longo do tempo é certo e pode parar um ativo se não for reparado/substituído.

E temos a manutenção planejada onde fazemos reparos já identificados antecipadamente. E dentro dessas manutenções periódicas podemos incluir as inspeções programadas e as inspeções de oportunidade.

Melhorias de pontos deficientes

Todas as falhas identificadas, sejam elas ocultas ou não, abre a oportunidade de pensar em melhorias. São locais ou partes de máquinas que notadamente são deficientes e que precisam de melhorias. Essa estratégia precisa ser implementada principalmente nas áreas de produção e manutenção.

Treinamentos de capacitação

É certo que colaboradores bem treinados e capacitados em suas funções fazem a diferença aliadas as estratégias anteriormente citadas. Uma equipe bem nivelada é importante e somente com treinamentos de reciclagem e capacitação de novas técnicas será possível isso.

Manutenção moderna, é preciso trabalhar nisso

A gestão da Manutenção é a chave para o sucesso na implementação desses princípios onde o conhecimento é essencial. Entender certas metodologias como a RCM principalmente, é a base para que isso dê certo.

Entender métodos e processos produtivos é outro caminho que se faz necessário para equipes de manutenção. E claro não poderia faltar uma boa estratégia de planejamento e programação das atividades.

Para isso é necessário uma equipe assertiva de PPCM e um bom software de gestão, fatores que farão a diferença para o sucesso de uma Manutenção moderna.

Fonte base do artigo

https://roadtoreliability.com/reliability-centered-maintenance-principles/

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