Registro das intervenções de Corretiva

Luis Cyrino
18 abr 2016
7
5334

Registro das intervenções de Corretiva

Registro – Vimos na matéria anterior a importância da disponibilização de um estoque de peças e materiais diversos de primeira necessidade para que a manutenção corretiva das máquinas e equipamentos sejam rápidas e eficientes.

Hoje falaremos de mais uma forma de amenizar o impacto dessa forma de manutenção que trata do registro das intervenções de corretiva.

Veremos como essa atividade pode ajudar a combater essa situação de paradas inesperadas como uma ferramenta auxiliar para buscar um diagnóstico dos problemas. Com isso favorecer a diminuição desse tipo de manutenção, muito inconveniente para o setor produtivo.

Como fazer esse registro?

Todo registro das intervenções de manutenção corretiva deve começar com uma solicitação de serviço de manutenção feita através das áreas de produção e também das demais áreas de apoio que de alguma maneira possam afetar a continuidade do processo produtivo. Essa atividade essencial tem pelo menos três fases:

Emissão da solicitação:

Pode ser feito de maneira automática por meio de algum software de gestão ou por um meio mais comum que é manualmente. De ambos os modos é emitido um documento chamado SM (solicitação de manutenção) ou OS (ordem de serviço) até mesmo outra definição adotada pela empresa.

Nesse documento devem constar algumas informações importantes como data e hora da solicitação, descrição da máquina ou equipamento que necessita de intervenção, descrição do problema / falha encontrada, nome do setor e do solicitante. Acredito serem as principais informações por parte do emitente.

Preenchimento do receptor:

Nessa fase a intervenção já está concluída por parte da manutenção e deve ser preenchido outros campos da solicitação como:

Data e hora da finalização do serviço;

Nome do executante;

E muito importante descrição do que foi feito para solucionar o problema e;

Possíveis componentes usados nessa intervenção.

Registro das intervenções:

As solicitações uma vez preenchidas devem ser entregues para área responsável fazer o registro das mesmas, normalmente são feitas via algum software específico para a Manutenção.

Quando não se tem essa ferramenta disponibilizada para o PCM ou Gestão, usa-se uma ferramenta muito útil e eficaz que é o Excel.

O importante a salientar é que todas as informações dos trabalhos executados devem ser registradas. Esse trabalho é vital para a Manutenção poder manter um histórico rico de informações que auxiliam sobremaneira o entendimento dos problemas mais recorrentes.

Como minimizar a Manutenção Corretiva com isso?

Com todas essas informações registradas, a área de gestão da Manutenção  e PCM devem verificar via seus indicadores quais seriam as máquinas ou equipamentos que geram mais paradas e conjuntos ou subconjuntos que mais acontecem essas falhas.

Quer sejam aquelas paradas com longo tempo de intervenção ou aquelas paradas independentes do tempo mas que são repetitivas.

Baseado nessas informações pode-se via algumas ferramentas de análise de falhas, chegar a causa raiz desses problemas. Com isso elencar ações para corrigir definitivamente essas falhas ou ao menos minimiza-las fazendo as corretivas planejadas.

Conclusão

Portanto mesmo trabalhando somente com manutenção corretiva, é possível minimizar suas ocorrências, sempre é claro, contanto com um trabalho eficiente da gestão e dos seus colaboradores.

Vejam no link abaixo outro fator importante ou diria fundamental para combater a manutenção corretiva e minimizar seus efeitos com o tópico que falamos sobre “Análise de falhas”. Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.

Análise de falhas máquinas e equipamentos

Comentários

7 respostas para “Registro das intervenções de Corretiva”

  1. Sebastiao Araujo Zacariasss disse:

    Interessante a publicação, mas para tecnicos que ja atuam a algum tempo esta forma de atuação é no mínimo exigido ;Aguardamos uma publicação mais abrangente na arte da manutençao.

  2. Antonio Da Silva Rosa disse:

    Muito interessante esta matéria mais o Nosso conhecimento fica mais rico em conhecimentos

  3. Marcelo Defeo Fiuza disse:

    Gostaria de ressaltar um tipo importante a “corretiva planejada”, com uma equipe eficaz de inspeção podemos evitar estoques e custos adicionais, minimizando, porém, os tempos de parada.
    Artigo excelente e importante, principalmente na citação aos controles e históricos das ações para uma gestão eficaz das falhas.

  4. Walter Bastos disse:

    Olá,

    É fantástico trabalhar com gestão de manutenção, esse tema bastante relevante não pode deixar de ser aplicado para que efetivamente se monitore as causas e seus efeitos.

  5. Odair da Sillva Jose disse:

    Bom dia alguém tem uma planilha em excel que possa disponibilizar.
    Preto serviço em uma empresa onde eles não tem nenhum programa de monitoramento ou registro.
    joseos.manutencao@gmail.com
    Desde ja muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *