Educação e Treinamento implantação

Luis Cyrino
11 mar 2018
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Pilar Educação e Treinamento e sua implantação

Educação e Treinamento, um dos pilares base da metodologia TPM, e como dito anteriormente, é um processo de aprendizagem contínua. E no pilar da Educação e Treinamento como em todos outros, temos algumas etapas para sua implantação.

Etapas do pilar da Educação e Treinamento

Vejamos a seguir uma síntese das várias etapas de implantação do pilar de Educação e Treinamento.

Etapa 1 – Definir políticas básicas de educação e treinamento

Essa etapa consiste no estabelecimento de políticas básicas e das prioridades e metas em termos de capacitação dos funcionários principalmente os envolvidos diretamente com a MA. Em suma, nesta etapa são definidas as diretrizes e prioridades de treinamentos para dar o devido suporte as etapas seguinte em busca de seus objetivos.

Como metas podemos exemplificar indicadores tais como:

  • Horas de treinamento em geral/mês;
  • Média horas treinamento por funcionário/mês;
  • Número de LPP elaboradas – lição ponto a ponto/mês.
  • Número etiquetas azuis resolvidas/mês.

Etapa 2 – Estruturar o programa de desenvolvimento dos treinamentos

Importante estabelecer as condições ideias para com os objetivos da empresa e confrontar com a situação atual, ou seja, onde estamos e para onde queremos chegar.

Consiste na identificação de forma abrangente das habilidades e conhecimentos necessários para desenvolvimento, principalmente para cada passo da MA. Durante esta fase, a empresa precisa definir de forma clara e objetiva como deverá ser seu programa de desenvolvimento de todos os seus colaboradores.

E esse programa de desenvolvimento deve considerar e ir ao encontro dos seus objetivos e metas globais da empresa. Isso deve levar em consideração as áreas críticas, ou seja, onde são identificadas as maiores perdas.

Etapa 3 – Desenvolver habilidade em operação e manutenção

Nessa etapa é preciso identificar os níveis de habilidade desejados para cada um dos envolvidos com o pilar da Manutenção Autônoma. Dessa forma assim planejar o desenvolvimento das atividades de treinamentos necessários.

Isso deve ser feito mapeando as habilidades requeridas para cada nível dos profissionais da operação e manutenção. Em seguida com essas informações elaborar e implementar a matriz por competências.

Necessário a partir disso, criar uma sistemática de avaliação considerando a situação atual até pós treinamento. Não menos importante é a elaboração de um programa de multiplicadores, pessoas capazes de disseminar o conhecimento entre os membros da equipe. Os passos básicos nesta etapa e esperados são:

  1. Mapear conhecimentos e habilidades;
  2. Identificar o nível de conhecimento e habilidades;
  3. Elaborar a Matriz por competências;
  4. Definir os métodos de avaliação;
  5. Formação de multiplicadores.

Etapa 4 –   Estabelecimento e início desenvolvimento e treinamento de habilidades

Essa etapa é desenvolvida em paralelo a etapa anterior, uma vez que é nessa etapa que são definidos os planejamentos de longo prazo que irão compor a matriz de habilidades.

São definidos os materiais e conteúdo dos treinamentos que serão necessários para eliminar as divergências das competências requeridas.

Para cada treinamento fica estabelecido a forma de como será ministrado, em sala, externamente ou será um plano de autodesenvolvimento.

Etapa 5 –   Consolidação do ambiente de desenvolvimento voluntário

Nessa etapa, o pilar de ET busca criar esse ambiente de treinamentos também como forma de estimular o autodesenvolvimento.

São ambiente criados para a autoaprendizagem como bibliotecas com manuais, apostilas, catálogos de fornecedores entre outros, computadores com vídeo aulas (e-learning), informações relevantes via intranet, etc.

Etapa 6 –   Avaliação das atividades e planejamento futuro

Essa etapa consiste na revisão da matriz por competências e dos processos de treinamentos. Também da descrição de cargo para cada função que agora se tornam necessários para a empresa, para sustentar as mudanças já implementadas.

Conclusão

Como todas as etapas dos pilares da metodologia TPM, importante definir alguns indicadores para o pilar de educação e treinamento. Lembrando que tudo o que é planejado é preciso ser controlado e os indicadores são fundamentais.  O importante é definir indicadores que demonstrem a efetividade das atividades do pilar.

Então podemos concluir que esse pilar da educação e treinamento é de extrema importância para a concretização dos objetivos da metodologia TPM.

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