Blitz de Segurança do Trabalho

Luis Cyrino
26 abr 2016
1
4791

Blitz de Segurança do Trabalho

Entendendo o conceito de Blitz

Segurança do trabalho – A palavra “Blitz” é uma abreviação criada pelos ingleses, derivada da palavra alemã blitzkrieg, que em português significa relâmpago. A blitz foi um ataque relâmpago, repentino, realizado pela aviação alemã contra o Reino Unido, durante a Segunda Guerra Mundial.

Essa expressão Blitz passou a ter vários significados em nosso meio tais como, uma operação relâmpago, uma ação súbita, ou uma fiscalização repentina.

E em todos os casos, sem nenhum aviso prévio empreendida por um grupo ou agentes de fiscalização a fim de inspecionar, interditar, notificar, apreender coisas ou pessoas suspeitas de infringir normas, regulamentos e a ordem pública.

Objetivo

Esse termo Blitz de Segurança” foi uma das ferramentas de combate que tomei conhecimento numa das empresas onde atuei, com o objetivo de elevar o nível de segurança em todas as áreas de trabalho.

Achei simplesmente fantástico pois os resultados eram visíveis devido ao comprometimento das equipes envolvidas e do tempo de resposta exigidos para a solução ou encaminhamento das situações de risco encontrados.

Quem faz a “Blitz de Segurança”?

Em primeiro lugar são definidos os integrantes da equipe da Blitz que normalmente tem seus integrantes “fixos” ou seja, são participantes de todas as intervenções.

E tem outros que de igual modo são integrantes mas não podem participar quando a intervenção se trata da sua área de trabalho ou não são convidados.

No nosso caso como exemplo, os integrantes fixos eram compostos de um dos técnicos de Segurança, o gerente industrial, a gerente do RH e o presidente da CIPA.

Os participantes chamados “não fixos” eram os demais integrantes da CIPA e integrantes do pilar do TPM referente à Segurança do trabalho. A definição da área a ser feita a blitz de segurança e dos demais integrantes ficava a cargo do gerente industrial e da gerente de RH.

Sua periodicidade é aleatória e a equipe de atuação era normalmente composta por pelo menos seis pessoas mais o gestor da área a ser visitada.

Como fazer a “Blitz de Segurança”?

A equipe deve estar munida de pranchetas, canetas e papéis para anotações e uma câmara fotográfica para registrar as possíveis anomalias dos pontos a serem inspecionados tais como:

  1. Condições de iluminação do ambiente, tomadas, interruptores, cabos e outros itens relacionados a parte elétrica de máquinas e equipamentos;
  2. Condições de funcionamento dos dispositivos de segurança da área e de máquinas e equipamentos;
  3. Uso adequado dos colaboradores quanto aos dispositivos de proteção individual e de proteção coletiva se for o caso ou má condição ou falta de algum item considerado obrigatório;
  4. Condições de sinalização, limpeza e organização em geral da área, etc.

Após o término da blitz de segurança, um dos integrantes da equipe de inspeção, normalmente solicitado ao técnico de segurança, de posse de todas as informações colhidas, fazia o registro das mesmas num documento eletrônico.

Imediatamente no dia ou no seguinte era feita uma reunião com a equipe e gestor da área visitada para a definição das ações, responsáveis e prazos referente as anomalias que foram encontradas.

Ressalto que os prazos devem respeitar o status de importância e relevância para cada ação ou seja, tem ações que podem ser definidas como “imediatas” por oferecem altos riscos.

Todos esses planos devem ser monitorados quanto à sua execução pela equipe da CIPA em suas reuniões mensais ou por uma comissão de segurança formada para esse fim se for o caso.

Conclusão

Vejo como uma ótima ferramenta de aplicação na área de Segurança do trabalho, caso o leitor discorde ou tenha algo a acrescentar sobre o tema, deixe seu comentário para que possamos enriquecer o debate.

Então, que tal falarmos um pouco mais sobre ferramentas de segurança do trabalho? Vejam no link abaixo uma outra ferramenta poderosa no auxílio ao combate de acidentes no trabalho. Estamos falando da etiqueta de segurança, veja na matéria e vamos praticar essas ferramentas para proporcionar um ambiente mais seguro para todos.

Etiqueta de Segurança

Comentários

Uma resposta para “Blitz de Segurança do Trabalho”

  1. Edson dos Santos de Oliveira disse:

    Muito bom esse trabalho.
    Reforça muito junto com executantes a entender as medidas de evitar acidentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *