Chapa perfurada e seu uso na Agroindústria

Luis Cyrino
12 jul 2022
0
234

Chapa perfurada e seu uso na Agroindústria 

Assim como outros segmentos, a agroindústria emprega a chapa perfurada em diferentes processos. Seja na fazenda, nas usinas ou no centro de processamento de alimentos, o material tornou- se indispensável.

Continue lendo o artigo, entenda um pouco mais sobre o uso de chapa perfurada na agroindústria, quais as principais aplicações e suas vantagens.

Uso de chapa perfurada na Agroindústria

Atualmente é difícil imaginar o segmento da agroindústria sem equipamentos modernos. A eficiência do setor se deu principalmente pelos avanços evidenciados no plantio, beneficiamento, armazenamento, transporte e outros pontos relevantes.

E é justamente para impulsionar essa evolução que as chapas perfuradas estão presentes. Não é algo relativamente novo, mas que se mostrou essencial ao longo dessa evolução.

As chapas perfuradas são componentes metálicos precisos e resistentes. Independente se estão presentes em uma grande máquina agrícola ou simplesmente em um revestimento para um forno em processo de refino, cumprem seu papel.

O material se mostrou relevante em várias frentes, sobretudo no cultivo e beneficiamento da produção de grãos em mais de uma etapa.

Desde a colheita, passando pela secagem, moagem e preparação para o mercado, a chapa perfurada está presente, tornando os processos mais eficientes, reduzindo perdas e aumentando a lucratividade.

Trata-se de um material que apresenta uma série de benefícios, independentemente de sua aplicação, dos quais podemos destacar: facilidade de uso, rapidez na instalação e alta resistência (impactos, agentes corrosivos, agentes climáticos, etc.).

Além disso, são facilmente adaptáveis para diferentes utilizações, permitindo uma operação mais rápida, inclusive se forem necessárias trocas. Por se tratar de um material relativamente acessível e barato, sua substituição é simples e não compromete a operação ou o tempo de entrega.

Principais aplicações da chapa perfurada na agroindústria

A chapa perfurada, como o nome sugere, é uma chapa que recebe furos durante sua fabricação. Trata-se de uma chapa lisa e maciça que passa por um processo de fabricação moderno, que lhe compreende diferentes tipos de furos. Os mais comuns são os redondos, mas existem outros tipos de aberturas que se adequam às mais diferentes demandas da agroindústria.

Em geral, a chapa perfurada é aplicada nas seguintes frentes:

Filtragem

As chapas perfuradas são amplamente incorporadas nos sistemas de moagem, centros de refino e processamento. Produzidas de matérias-primas como aço carbono, aço inox, alumínio, zinco, entre outros.

Também podem apresentar diferentes configurações geométricas (redondas, quadradas, losangular, hexagonal, etc.). E outras configurações como dimensões, diâmetros, distância entre os furos, etc.

Essas características, diferentes materiais e formas, permitem que as chapas se adequem às mais diferentes necessidades de filtragem e separação, seja de grãos, solutos, solventes.

Você tem um material versátil, que pode ser moldado para formar filtros, resistente à corrosão e ao atrito, e com baixa necessidade de manutenção.

Sistemas de aeração 

Os sistemas de aeração possuem a função de fornecer o oxigênio necessário à biomassa em diferentes processos. Tais como nitrificação, remoção de agentes biológicos, oxidação de orgânicos, flotação, digestão aeróbica, entre outros.

As chapas perfuradas, com seus diferentes tipos de furos, facilitam o processo como um todo. Elas são aplicadas em sua forma plana em qualquer tipo de piso ou silo armazenador, evitando que produtos com granulometria pequena passem pelos furos.

Sistemas de classificação e secagem de grãos

A classificação e a secagem são duas importantes etapas da pós-colheita. Na classificação, as chapas funcionam como peneiras para a separação conforme os critérios de produção.

Aqui, a chapa perfurada se destaca por oferecer furos com diferentes diâmetros, permitindo seu uso em diferentes tipos de grãos e etapas.

Já a secagem visa garantir a qualidade dos grãos. As chapas perfuradas têm o objetivo de favorecer a distribuição de ar. Isso para realizar a secagem de toda a massa de grãos, sem deixar que os mesmos ultrapassem os furos.

Enquanto na classificação há uma peneiração, na secagem somente o ar insuflado por um gerador passa e depois de ter agido sobre os grãos, sai do secador com uma temperatura mais amena e com maior umidade. Por isso, é importante garantir uma distribuição adequada.

Moagem

Instaladas em moinhos, as chapas perfuradas auxiliam as atividades de moagem em geral. Trata-se de um componente essencial por conta de suas furações específicas para os diferentes processos produtivos.

São usadas como peneiras, longitudinais, transversais ou paralelas para a fabricação de ração, farinha, torresmo, separação de carne e ossos de animais, entre outras atribuições.

Por exemplo, um moinho para café, apresenta em sua composição peneiras de chapas perfuradas. Conforme ocorre a rotação do moinho há quebra dos grãos e os furos da peneira definem o tamanho das partículas.

Aquecimento 

A chapa perfurada apresenta alta resistência ao desgaste e a altas temperaturas, e pode ser utilizada como grelha em caldeiras, fornos e sistemas de aquecimento.

Proteção com chapa perfurada

Em mais de um segmento da agroindústria, as chapas perfuradas são usadas para impedir o acesso de mãos e dedos dos operadores de máquinas em determinados pontos que podem causar acidentes de trabalho.

Por se tratar de um material resistente, rígido e inteiriço, também é usada como grades, divisórias e barreiras para limitar o acesso.

Maquinário

Chapas perfuradas também estão presentes em maquinários agrícolas, tanto para a proteção, evitando que os operadores possam se ferir ou como elemento filtrante em roçadeiras, por exemplo.

Estruturas físicas

Determinadas estruturas físicas, como pisos de galpões, silos, degraus, rampas, plataformas suspensas, mezaninos, entre outras, também recebem as chapas perfuradas. Isso porque são resistentes, antiderrapantes e não permitem o acúmulo de resíduos ou líquidos que podem reduzir sua vida útil.

Leia também: Tecnologia na manutenção agroindustrial

Conteúdo produzido em parceria com a Bepex, especialista em Chapas Perfuradas e Expandidas.

Acesse o site!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.