Ineficiência na Gestão
Ineficiência na Gestão
Ineficiência em seu conceito mais amplo e simplificado é simplesmente a falta de eficiência. Fica bem mais fácil entendermos a ineficiência sabendo o conceito do que é ser eficiente.
Ser eficiente é a forma de tornar qualquer atividade mais rápida, é procurar agilizar todos os processos e processos empregados e chegar a um objetivo dentro de um menor tempo possível.
Tornar uma atividade eficiente é também procurar otimizar todos os meios e recursos empregados, em busca de se atingir a excelência, o ótimo.
Portanto se alguém individualmente ou coletivamente não consegue fazer uma atividade dentro desses parâmetros, temos a ineficiência como resposta a esse estado de coisas.
Ineficiência na Gestão
Nas áreas de Manutenção ou qualquer outra área dentro de um negócio, empresa, a ineficiência da Gestão é grave, pois não corrobora para os resultados esperados.
De nada adianta ter recursos apropriados tanto de materiais, instalações e capital humano na sua área de trabalho se a Gestão é ineficiente.
Onde vemos isso na Manutenção?
Na Manutenção é algo que infelizmente vejo muito isso acontecer, empresas com ótimos recursos de toda ordem e os resultados são pífios.
Mas, e daí culpa de quem por isso acontecer, do gestor, da gerência, dos colaboradores, então de quem é a culpa? Acusar simplesmente por acusar não é o caminho, o segredo da eficiência está em entender as dificuldades e os problemas e buscar a solução.
Onde podemos ver isso na Manutenção de modo a exemplificar a ineficiência? Eu citaria algumas situações para enxergar isso, senão vejamos:
Equipe da Manutenção
A equipe de Manutenção está adequada às necessidades da empresa, tenho pessoal suficiente para atender a demanda de serviços?
Já podemos começar a gerar a ineficiência com o tamanho da minha equipe de trabalho. Aliado ao tamanho da minha equipe, vem a necessidade de se ter boa qualidade e capacitação dessa equipe.
Posso ter uma equipe com número adequado ou maior que o necessário de profissionais mas tenho ineficiência nos resultados por não atenderem em sua maioria a qualidade e capacitação em resolver problemas.
Alocação dos recursos
Então alguém poderia me dizer que tem uma equipe adequada e com ótimas qualificações, então onde poderia estar o problema para a falta de bons resultados?
Com certeza um grande problema na Manutenção é a alocação de recursos de forma coerente com as necessidades. Temos um planejamento adequado na distribuição das atividades onde todos os profissionais envolvidos sabem qual a sua responsabilidade?
Todos entendem o seu papel para corroborar com os resultados esperados? Ter uma equipe adequada, qualificada não é o bastante, requer um bom planejamento para que as necessidades de máquinas e equipamentos sejam supridas no tempo e na hora certa.
Isso sem falar sobre a alocação dos recursos de sobressalentes, ferramental, instrumentos de trabalho e instalações adequadas.
Conclusão
Podemos entender falando apenas desses dois itens citados acima, pois temos vários outros, que a ineficiência na Gestão de Manutenção precisa ser entendida e combatida.
Uma Consultoria na Gestão de Manutenção é uma ferramenta extremamente útil para mapear essas e outras situações. As vezes estamos tão atrelados ao nosso dia a dia que não enxergamos o óbvio e uma visão externa ajuda e muito.
Se você está tendo problemas na sua Manutenção consulte-nos, podemos ajudar na solução de problemas e oferecer uma gama de soluções.
A experiência na área de Manutenção não nos falta e como nossa premissa de trabalho que diz: A soluço começa na Gestão – temos a solução para seus problemas. Entendemos que culpar somente o Gestor não é o caminho.
Podemos ter um conjunto de fatores que estão levando a sua Manutenção a não conseguir os resultados esperados. Entre em contato e faça uma consulta conosco, o Manutenção em foco tem a solução!!