Manutenção preditiva offline e online são diferentes

Luis Cyrino
27 jul 2022
0
213

Manutenção preditiva offline e online são diferentes, entenda!!

Manutenção preditiva é o nome dado ao acompanhamento contínuo de um ativo, agindo antes mesmo de uma falha ocorrer.  Essa metodologia está relacionada justamente à prevenção de falhas potenciais que podem afetar a condição da máquina.

Para colocá-la em prática, é necessário o monitoramento baseado na coleta de dados. Ele pode ser feito de duas formas: online ou offline. O nome pode ser parecido, mas os dois são bem diferentes, cada um com suas especificidades.

Na hora de escolher um deles para a sua empresa, é essencial entender as diferenças dos dois métodos de monitoramento de ativos. Essa escolha pode contribuir diretamente na gestão de ativos, com estratégias mais assertivas, menos impacto nos custos de manutenção e mais lucratividade.

Monitoramento Offline

No monitoramento offline são utilizados sensores e coletores de dados manuais, que dependem dos profissionais da indústria para realizar as coletas.

O coletor de vibração manual portátil – também conhecido como canetinha de vibração – é o mais usado pelos profissionais da indústria. Suas medições são feitas por um técnico, que se desloca até o ativo que faz a medição de vibração geral para velocidade e/ou deslocamento.

Essas coletas são feitas em períodos estabelecidos, em rotas de inspeções não periódicas.

Todo esse processo de coleta e descarregamento dos dados demanda uma quantidade considerável de tempo, sem contar que alguns ativos podem ser de difícil acesso, dependendo da planta industrial.

Aqui vai um exemplo: imagine uma situação em que é preciso fazer uma medição de vibração de uma torre de resfriamento ou exaustor industrial.

Para que a coleta seja feita, é preciso preparar com antecedência o material de medição e materiais de segurança (EPIs) exigidos para acessar o equipamento.

Além disso, o técnico deve estar sempre acompanhado de uma equipe de suporte, já que a situação apresenta riscos. O método de coleta é simples, mas exige alto conhecimento técnico para análise dos dados.

Monitoramento Online

Do outro lado, o monitoramento online tem se tornado cada vez mais presente nas empresas adeptas ao movimento da Indústria 4.0. Os sensores IoT, combinados à Inteligência Artificial e instalados nas máquinas, coletam dados automaticamente, todos os dias da semana.

O manutentor não precisa se preocupar em ir até o ativo, já que todo o processo é automatizado e remoto, incluindo a análise dos dados coletados.

Um exemplo desse tipo de sistema preditivo é o da TRACTIAN, que oferece os sensores IoT como o Smart Trac e uma plataforma online de monitoramento e gerenciamento de ativos. Ao receber os sensores, é necessário ativá-los e colocar nos ativos que serão monitorados, já que possuem base magnética.

Além disso, eles não dependem do Wi-Fi industrial. Com isso, fica intuitivo para a equipe tomar decisões estratégicas para a manutenção.

Já que os dados são obtidos o tempo todo pelos sensores, armazenados na nuvem e interpretados pela plataforma, que os envia para os mantenedores na forma de insights sobre a condição da máquina. Assim, a gestão de ativos é facilitada e otimizada.

Os dados coletados podem ser divididos em dois tipos: vibração e temperatura ou especificações do ativo.

Os dados de vibração e temperatura, obtidos a partir do momento em que o sensor é posicionado na máquina, contém informações sobre o comportamento mecânico, condições físicas e dinâmica de funcionamento dela.

Já as especificações do ativo são fornecidas pelos gestores ou responsáveis, e têm o objetivo de categorizar o funcionamento da máquina avaliada e facilitar sua consulta e classificação.

Com essas informações, é possível identificar desde falhas simples até as mais complexas, como: desgastes, desalinhamentos, desbalanceamentos, falta de lubrificação, excesso de vibração e diversos outros problemas.

Quer saber mais sobre manutenção preditiva online e como ela pode otimizar os processos de produção na sua indústria? Fale com um especialista da TRACTIAN e agende uma demonstração.

 

Escrito por: TRACTIAN – Monitoramento online

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.