Perfil do profissional de Manutenção

Luis Cyrino
21 jul 2017
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Perfil do profissional de Manutenção

Perfil do profissional – Uma das principais responsabilidades do Gestor da Manutenção com certeza se refere à formação da sua equipe. Acredito que muitas dúvidas ainda existem quanto ao perfil ideal dos profissionais que atuarão em campo, o qual podemos chamar de manutentores.

Acredito que duas características são as principais e a qual daremos ênfase nesta matéria, são as competências técnicas e as comportamentais. E você meu caro leitor classifica como mais importante uma ou outra? Qual o peso que você daria para essas duas competências?

Primeiro, é importante esclarecer que quando falamos sobre competência, precisamos entender sua definição mais amplamente utilizada:

“Conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões que possibilitam maior probabilidade de obtenção de sucesso na execução de determinadas atividades.”

A partir desse conceito, agora vamos entender as definições das duas vertentes quanto a competência, as técnicas e as comportamentais.

Competências técnicas

As competências técnicas são aquelas adquiridas por meio da educação técnica formal, de diversos treinamentos e cursos relacionados a sua área de atuação e a partir das experiências profissionais obtidas ao longo da carreira.

Os níveis desses conhecimentos técnicos é que determinarão, em partes, as reais possibilidades de atuação nos diversos cargos existentes e disponíveis, voltados na área de atuação desse profissional. São níveis que vão desde os mais elementares e básicos até os mais elevados que fazem do profissional um agente influenciador.

Podemos definir que as competências técnicas são extremamente influenciadas pelo desejo do profissional em buscar adquiri-las. Seu empenho é fundamental para se conseguir atingir níveis elevados de conhecimentos e possibilitar seu desenvolvimento em sua área de atuação.

Competências comportamentais

As competências comportamentais de uma pessoa são aquelas que podem contribuir para o sucesso no desempenho de uma função. São competências que possibilitam maior probabilidade de obtenção de sucesso na execução de determinadas atividades.

Podem ser inerentes às características de personalidade de um indivíduo, ou obtidas no convívio social, bem como podem ser obtidas e aprimoradas através de treinamentos e autodesenvolvimento.

Essas competências podem ser divididas em cinco grupos:

  1. Intelectual: São as competências necessárias para reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos.
  2. Comunicação: São as competências utilizadas na forma de expressão e comunicação com seu grupo e todo o conjunto de pessoas com as quais o profissional deve se relacionar no exercício da sua função.
  3. Sociais: Estão relacionadas com o comportamento do profissional tanto na vida pessoal quanto no ambiente de trabalho, ou seja, como ele interage em meio à outras pessoas.
  4. Comportamentais: São as competências necessárias para demonstrar espírito empreendedor e capacidade para a inovação, iniciativa, criatividade, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência da qualidade e implicações éticas do seu trabalho.
  5. Organizacionais: São as competências necessárias para compreensão do negócio, seus objetivos, relações com o mercado, ambiente sócio político (conhecimento em negócio, planejamento, orientação para o cliente).

 Estudo de caso

Vamos supor que você tem na sua equipe um profissional com conhecimento técnico admirável, resolve todos os problemas que lhe são passados, sugere melhorias e você o considera tecnicamente o melhor da equipe.

Porém esse profissional não compartilha do seu conhecimento, não gosta muito de cumprir regras que a empresa impõe e para piorar, gosta de uma discussão e acaba se tornando uma pessoa que todo mundo quer ver de longe.

Então podemos classificar esse profissional como 100% técnico e 0% comportamento. Isso com certeza é inadmissível nos dias de hoje, trará ao gestor mais problemas do que soluções, na minha opinião, é claro.

Como definir o perfil adequado?

Na área da Manutenção entendemos que as competências técnicas são, talvez, mais importantes que as comportamentais. Mas temos que nos ater que saber fazer e fazer bem feito nem sempre é a única solução.

Hoje entendemos que o relacionamento entre os manutentores e estes com o pessoal das outras áreas se tornaram fundamentais para a obtenção de bons resultados.

Um ambiente contaminado por problemas comportamentais, são possíveis de arruinar todo um trabalho de uma equipe inteira. Sabemos que em qualquer um dos cinco níveis elencados acima que tenhamos problemas comportamentais, a interferência sobre os resultados pode acontecer sem sombra de dúvida.

Acredito que o perfil ideal é que o profissional da Manutenção seja técnico o suficiente para cumprir com suas obrigações de acordo com a sua função e que seu comportamento seja compatível para contribuir com um bom ambiente de trabalho.

Na verdade, é uma mescla tipo 50/50 onde ambas competências podem evoluir juntas para atingir o maior nível possível, com isso todos saem ganhando.

Conclusão

Acredito que para isso se tornar real, a gestão tem seu papel primordial juntamente com auxílio do pessoal de recursos humanos. Tudo começa com uma boa descrição de cargo, um recrutamento e seleção eficientes e uma gestão na Manutenção sempre atento as necessidades da equipe.

É preciso trabalhar com a equipe, para isso temos várias ferramentas eficientes para tornar isso possível, como a Avaliação de desempenho e a Matriz por competências. São ferramentas que tornam possível tomar as ações necessárias para buscar constantemente a equiparação da equipe, tanto nas competências técnicas como nas comportamentais.

Comentários

Uma resposta para “Perfil do profissional de Manutenção”

  1. Alexandre de Melo Guimarães Paulino disse:

    Excelente artigo.
    Concordo plenamente com as ideias explanadas.

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