Last Planner System (LPS)

Luis Cyrino
12 jan 2026
0
15

Last Planner System (LPS)

Desenvolvido por Glenn Ballard e Greg Howell na década de 1990, o Last Planner System (LPS) é uma técnica da metodologia Lean Construction:  que revoluciona a forma como os projetos são planejados e executados.

Uma técnica de um sistema colaborativo de planejamento da produção que capacita os colaboradores mais próximos da obra. Ou seja, aqueles que trabalharam efetivamente no planejamento, o elo importante de ligação entre planejamento e execução das obras.

Este sistema foi desenvolvido especificamente para o contexto da construção, tanto em projetos em obras de edificações como de infraestrutura.

O Last Planner System vem sendo utilizado como um método de planejamento que permite organizar as atividades do projeto de modo a torná-la mais efetiva.

Como consequência, contribui para melhorar o trabalho em equipe onde todos os colaboradores são envolvidos no projeto de implantação. Dessa forma corrobora para a resolução de potenciais problemas que possam surgir durante a execução do projeto.

Diversas ferramentas da metodologia Lean podem ser aplicadas na construção civil com o objetivo de diminuir o retrabalho e reduzir desperdícios.

Já a ferramenta Last Planner System (LPS) do Lean Construction, tem como foco aumentar a colaboração da equipe de trabalho. O objetivo é melhorar a qualidade de informações a partir de interações de todos ao longo do projeto, desde o planejamento até a finalização da obra.

Last Planner System no contexto do Lean Construction

Lean Construction (Construção Enxuta) é uma metodologia da construção civil com foco em eliminar desperdícios, otimizar processos e maximizar valor para o cliente. Metodologia inspirada no Sistema Toyota de Produção para criar um fluxo de trabalho mais ágil, eficiente e colaborativo.

Nesse contexto, a técnica de planejamento Last Planner System alinha-se perfeitamente com os princípios da construção enxuta. Com base nos princípios do Lean, que é na maximização do valor e na minimização do desperdício.

Last Planner System e os princípios Lean

Como enfatizado na metodologia Lean, ao aplicar a técnica de planejamento  LPS, o foco se concentra em alguns princípios:

  • Eliminação de Desperdícios:eliminar atividades que não agregam valor, como espera, transporte excessivo, retrabalho, estoques e movimentação de pessoas desnecessários.
  • Criação de Valor para o Cliente:entregar o máximo benefício com menor custo.
  • Fluxo Contínuo:buscar um fluxo de trabalho sem interrupções.
  • Produção Puxada:produzir o que é necessário, quando é necessário, evitando a superprodução.
  • Melhoria Contínua:buscar constantemente formas de aprimorar os processos.
  • GEMBA: garantir a integração entre planejamento e execução com rotinas diárias no local onde as coisas acontecem, fundamental na identificação de potenciais desperdícios e problemas.

Ao integrar esses princípios, o LPS cria um fluxo de trabalho mais confiável e eficiente, resultando em melhores resultados para o projeto.

Benefícios ao adotar Last Planner System

  • Redução de atrasos no cronograma de obras;
  • Aumento da qualidade;
  • Aumento da segurança no canteiro de obras;
  • Melhoria da colaboração no planejamento e na execução;
  • Identificação precoce de potencias desvios;
  • Previsibilidade de tempo e custos mais assertivos;
  • Maior interação das equipes de planejamento e execução.

Desperdícios na construção civil

De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos (ABREMA) de 2020, cerca de 30% dos resíduos produzidos no país vêm da construção civil. Nesse mesmo relatório aponta que parte desse material é abandonada em áreas públicas.

Outro dado alarmante é que até 30% dos materiais de construção adquiridos para a obra são descartados (viram entulho). Ou seja, significa que em torno de 20% do investimento feito na construção civil é desperdiçado.

E podemos incluir nessa conta a ineficiência na execução, o que pode gerar retrabalhos que resultam em mais desperdícios. E o que podemos relacionar à esses números de desperdício de recursos materiais e financeiros?

Com certeza esses desperdícios estão relacionados em parte a ineficiência do planejamento desses projetos de construção civil e infraestrutura. Métodos conhecidos como eficientes são negligenciados por conta da falta de uma gestão assertiva desses projetos.

E fica evidenciado que princípios do Lean Construction e uso do Last Planner System, se tornam extremamente eficazes no combate a esses desperdícios.

Em sua tradução literal, Last Planner System significa “o sistema do último planejador”, parte da premissa de que as últimas pessoas a planejar são os que que atuam diretamente na frente do projeto. Isso garante a gestão participativa de todos os envolvidos, desde o planejamento à execução e entrega final do projeto.

Conclusão

Com esses dados alarmantes de desperdícios durante a execução de obras, fica claro que existe um grave problema de planejamento e execução.

E outro ponto importante a salientar é que as vezes isso não se torna o foco das construtoras por conta desses desperdícios estarem embutidos no preço final da obra.

Ou seja, alguém paga essa conta pela ausência de uma gestão mais assertiva. E a premissa de uma gestão eficiente com certeza seria validada com o uso dessa ferramenta, Last Planner System.

 

Fonte:

https://www.abrema.org.br/

https://www.6sigma.us/lean-six-sigma-articles/last-planner-system-lps/

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *