ARLA 32

Luis Cyrino
2 fev 2023
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ARLA 32

ARLA (Agente Redutor Liquido de Óxido de Nitrogênio Automotivo) é um reagente composto por 32,5% de ureia de alta pureza em água desmineralizada, transparente, não inflamável e não tóxico.

É utilizado juntamente com o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) para reduzir quimicamente a emissão de óxido de nitrogênio nos gases de escape dos veículos movidos a diesel. O reagente não é um combustível, nem aditivo de combustível e por isso é classificado como um produto de categoria de risco mínimo no transporte de fluidos.

O abastecimento do produto é feito de forma semelhante ao diesel, onde o consumo médio é de 5% do consumo de diesel. Pode-se afirmar, portanto que serão utilizados cerca de 5 litros de ARLA 32 para cada 100 litros de diesel.

Características do ARLA 32

É um liquido incolor e inodoro, cujas características se regulam a nível europeu pela norma DIN 70070. Não é um combustível, sendo que não se injeta no motor, mas sim no circuito de escape após a combustão.

O ARLA 32 não é um líquido inflamável nem explosivo, seus principais contaminadores são os óxidos de nitrogênio (NOx) e partículas de enxofre (MP).

Todos os veículos pesados com motores a diesel fabricados no Brasil a partir de janeiro de 2012 já são obrigados a cumprir esta normativa de emissão de poluentes, e saem das montadoras com o sistema SCR, e que não funcionam sem ARLA 32.

O ARLA 32 converte os óxidos de nitrogênio (NOx) nocivos da exaustão dos veículos a diesel em nitrogênio e vapor de água inofensivos. Isso faz com que se obtenha uma redução considerável nas emissões de Nox. Sendo esse NOx uma das principais fontes de poluição atmosférica e que contribuem para a formação do *Smog em centros urbanos.

*Smog: é um termo utilizado para definir o resultado da mistura de um processo natural com fuligens resultantes da atividade industrial e queima de combustíveis fósseis. Essa mistura se transforma em um tipo de nevoeiro que pode ser altamente tóxico.

ARLA 32 tem tanque próprio

O ARLA 32 não é para ser misturado no tanque de combustível (óleo diesel). Ele é utilizado apenas para motores a diesel com sistema SCR (Selective Catalyst Reduction), ou seja, apenas para alguns modelos de caminhões e ônibus, os veículos com sistema EGR não utilizam ARLA 32.

Os veículos que utilizam ARLA 32 tem um tanque separado do combustível e este tanque normalmente é ao lado do tanque de combustível, mas tem a tampa na cor azul, exclusivamente para o uso do ARLA.

A regulamentação Euro 5 se concentra no teor de enxofre do diesel. No Brasil, existem o diesel S50 e o S10. O S50 é até tolerado pela regulamentação, mais se recomenda sempre usar o S10 e o ARLA 32, em tanques separados, é claro.

O que é sistema EGR?

A partir da década de 70, os principais fabricantes de automóveis passaram a instalar, na maioria dos seus motores, válvulas de recirculação de gases do escape, as conhecidas válvulas EGR.

Sua principal missão está diretamente ligada ao controle das emissões de dióxido de nitrogénio (NOx), um dos gases extremamente poluentes que resultam do ciclo de combustão, liberados pelo sistema de escape.

A EGR (Exhaust Gas Recirculation), é um sistema que faz com que parte dos gases de escape, produzidos pela queima no motor, seja novamente introduzida na admissão. Se reduzirmos o teor de oxigénio na combustão, será libertado menor teor de NOx.

Nem todo motor diesel usa o ARLA 32

As caminhonetes, SUVs e outros veículos a diesel de pequeno e médio porte utilizam o Sistema EGR e não utilizam o ARLA 32, ele é utilizado apenas para alguns modelos de ônibus, caminhões e outros veículos de grande porte, que para se adequar ao Proconve P7 é necessário o uso do sistema SCR.

Proconve P7 e P8

Proconve é um “Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores” criado em 1986 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) como uma forma de controle da qualidade do ar nos centros urbanos.

Ele é uma adaptação das metodologias internacionais às necessidades brasileiras, como o Euro 5. Proconve P7 era a última versão em vigor, mas já existe a próxima versão, o Proconve P8.

O Conama tinha publicado, no último dia 21 de novembro 2018, a regulamentação do Proconve P8, próxima etapa do Programa. A nova norma, que já entrou em vigor desde janeiro/23, será equivalente à norma europeia Euro 6, em vigor desde 2013.

Essa nova fase Proconve P8 exige que os novos veículos com motores diesel combinem dois sistemas de redução de poluentes:

  • Redução Catalítica Seletiva (SCR);
  • Recirculação de Gases da Exaustão (EGR).

O que podemos observar é que a cada nova fase do Proconve, as exigências são maiores para que se diminua os níveis de emissão de gases do escapamento dos veículos.

A fase atual prevê a redução dos limites nas emissões de gases de escapamento em 80% para os óxidos de nitrogênio. E de 50% de material particulado, isso em relação à fase anterior.

Com no Brasil temos uma enorme utilização de veículos do tipo pesados para os transportes, é extremamente relevante essa lei intitulada Proconve.

Portanto, já tivemos 7 fases de implantação dessa lei e já chegamos agora na fase 8. E com certeza vai impactar e muito o sistema de frotas que precisarão se adequar  as regras dessa nova fase.

 

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Comentários

Uma resposta para “ARLA 32”

  1. Walter Bastos disse:

    Com esses dois sistemas de contenção de poluentes, é previsível veículos más caros.

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