Eficiência da Manutenção na Agroindústria

Luis Cyrino
18 fev 2018
0
847

Eficiência da Manutenção na Agroindústria

Eficiência na área de Manutenção é o que as empresas precisam viabilizar para melhorar a confiabilidade de seus ativos. Com certeza é essencial como uma estratégia de negócios, devido ao grande uso dos ativos no segmento da agroindústria.

Em consonância com essa estratégia se obtêm os benefícios apropriados nas áreas financeiras, de segurança, ambientais e da qualidade.

Portanto a confiabilidade e a manutenção dos ativos devem ser vistas pelas empresas da agroindústria como parte do seu “core business”. A área de Manutenção não deve ter uma responsabilidade isolada, ou seja, onde tenha que resolver seus problemas isoladamente, sem o auxílio de outras áreas para suporta-la.

Para se conseguir um alto desempenho e eficiência na manutenção dos ativos da agroindústria, devemos abordar alguns princípios. Para que esses princípios possam ter uma abordagem efetiva, é necessário de início, o comprometimento irrestrito da alta direção.

Como dito anteriormente, a manutenção não pode ser tratada como uma área isolada e sim integrada nas estratégias do negócio. Esse é um problema muito comum nas indústrias em geral, mas que aos poucos está com um novo entendimento e reconhecimento do valor da Manutenção.

Princípios para eficiência da Manutenção

Para que possamos buscar essa eficiência, podemos elencar alguns princípios que devem ser incorporados pela gestão da Manutenção:

  1. Definição das estratégias da Manutenção

A definição de estratégias de gestão dos ativos é um dos pilares mais importantes da Manutenção. Determinar por exemplo, os planos de manutenção preventiva com as paradas de máquinas e equipamentos para garantir disponibilidade, confiabilidade e custos otimizados.

As estratégias de manutenção devem sempre estar alinhadas com os objetivos e metas quanto aos resultados da empresa. São duas vertentes, acredito eu, que sempre estarão sendo avaliadas para definir as melhores estratégias de manutenção, que seriam:

  • Se a capacidade de produção precisa ser maior para atender à demanda do mercado ou aumentar a sua participação, a estratégia de manutenção precisa ser avaliada para contribuir com essa necessidade;
  • Agora, se por motivos mercadológicos ou de contenção de custos por outros motivos, a manutenção precisa se adequar e realizar outro tipo de estratégia. Com isso garantir um certo volume de atividades para atender ao nível de serviço requerido.

Premissas dessa estratégia

Basicamente, seja por alta ou baixa demanda de produção, as estratégias devem estar atreladas a algumas premissas. Uma delas seria a criticidade do ativo, outra premissa seria definir uma manutenção baseada nas condições e no nível de utilização do ativo.

Temos também que entender quando é melhor planejar preventivas ou trabalhar com a corretiva, neste ou naquele ativo. E finalmente, e muito importante também, definir estratégias na aquisição de peças e componentes para os estoques da Manutenção.

  1. Usando a Manutenção Centrada na Confiabilidade

A agroindústria pode aplicar técnicas e metodologias para evidenciar a probabilidade de falha nas maquinas e equipamentos e prever problemas potenciais.

A Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC), é um enfoque sistemático para o planejamento da Manutenção, considerando aspectos de confiabilidade e de segurança de um ativo.

Onde o termo Confiabilidade está baseada na probabilidade de um ativo desempenhar suas funções necessárias em um determinado espaço de tempo sob suas condições de uso que foram previamente definidas.

Objetivos da metodologia MCC

A metodologia é usada para determinar os requisitos de manutenção de qualquer item físico ou sistema, no seu contexto operacional, a fim de assegurar que continuem a preencher as funções a que foram destinados /requeridos.

Com isso, a metodologia identifica, sistematicamente, as melhores práticas de manutenção requeridas para que se consiga a melhor relação custo x benefício possível. Propicia também o máximo nível de confiabilidade e segurança esperado de um ativo.

  1. Processos e práticas

Uma estratégia com eficiência na manutenção de ativos deve definir e utilizar as melhores práticas. A agroindústria de eficiência e alto desempenho deve criar algumas técnicas estruturadas para identificar oportunidades de melhoria.

Para isso seus processos devem ser revistos e melhorados, assim como suas práticas de manutenção por meio de procedimentos bem elaborados.

Essas iniciativas produzem uma assertividade maior nas atividades da equipe de Manutenção, e contribuem para melhor a confiabilidade e segurança dos ativos.

  1. Tecnologias de informação

A tecnologia de informação é uma realidade e deve ser usada como um facilitador chave para otimizar os processos e oferecer um excelente desempenho e eficiência da Manutenção.

O gerenciamento de dados através de processos efetivos de entrada e saída das informações e sua compilação, propicia uma avaliação das atividades do setor.

É possível com isso verificar se seus sistemas de planejamento de recursos estão fornecendo em tempo hábil, relatórios de gerenciamento eficientes.

A tecnologia integrada com um sistema de gerenciamento, pode tornar os processos de planejamento e execução de manutenção mais rápidos e eficientes. Isso evidencia para a gestão o comportamento de um ativo com base em dados históricos. Isso corrobora sobremaneira na tomada de decisões em como melhorar sua estratégia e planos de manutenção.

  1. Equipe de profissionais adequada

Para se atingir essa eficiência não poderíamos de enfatizar a necessidade de ter uma equipe bem qualificada. Com a crescente competitividade e a necessidade de produtividade no menor custo possível, a disponibilidade e confiabilidade de máquinas e equipamentos se tornaram uma necessidade latente das empresas.

E o papel da Manutenção no negócio se tornou fundamental, portanto é necessária uma equipe altamente capaz e comprometida na resolução dos problemas.

O gestor precisa fazer com que cada um e a equipe tenham um compromisso com um nível de empenho demandado pelo cenário atual, e criar uma cultura de trabalho e de resultados.

Para isso precisa igualmente fazer com que os membros da equipe busquem seu próprio desenvolvimento, compartilhem entre si como multiplicadores. Dessa forma tanto o profissional individualmente e como uma equipe se tornem cada vez mais eficientes.

Algumas ações são importantes para alcançar essa equipe homogênea tais como: Contratação adequada; incentivo ao desenvolvimento pessoal; proporcionar treinamentos internos de capacitação; programa de retenção de talentos e avaliação de desempenho.

O Manutenção em foco pode ajudar as empresas da agroindústria que possam estar com dificuldades na sua Manutenção em melhorar o desempenho de seus ativos. Confira no link abaixo nosso escopo de serviços e entre em contato para maiores informações.

https://www.manutencaoemfoco.com.br/servicos/

 

 

Fonte: www.accenture.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *