Motobomba e sua manutenção

Luis Cyrino
18 maio 2023
0
1984

Motobomba e sua manutenção

Uma motobomba é um equipamento (motor + bomba) que move fluidos (gases ou líquidos) por ação mecânica, de um lugar para outro. Ou seja, são equipamentos que recebem trabalho mecânico, fornecido por outro equipamento (normalmente um motor elétrico ou a combustão interna) e o transfere para o fluido realizar trabalho.

O processo pelo qual ocorre esta transferência de energia são resultados das interações dinâmicas entre um elemento mecânico (rotor) e o fluido.

A construção/configuração desse equipamento pode ser adaptada para aplicações e indústrias específicas. Tais como, para processamento de alimentos, aplicações de transferência de materiais pesados (lama) ou sistemas à prova de explosão para áreas perigosas.

Tipo de conjunto motobomba ideal

Definir o tipo certo do conjunto motobomba depende de alguns fatores de sua aplicação. Fatore esses que inclui principalmente a sua finalidade, tipo de fluido, qual a pressão e vazão necessárias para o sistema/projeto.

A partir dessa definição ainda teremos vários outros fatores que serão determinantes para se chegar à bomba e seu acionamento adequado.

Para tornar as coisas mais simples ao definir o tipo de equipamento adequado, elas podem ser classificadas basicamente em dois tipos.

  • Bombas dinâmicas ou turbo bombas;
  • Bombas de deslocamento positivo, também chamadas de bombas estáticas

Bombas Dinâmicas (comumente chamada de bomba centrífuga)

Esse tipo de bomba é caracterizado por possuírem um elemento rotatório (rotor), que exerce força sobre o fluido causando uma aceleração do mesmo.

Essa aceleração não possui a mesma direção e sentido do movimento do fluído em contato com o elemento que gera o movimento. As forças geradas irão transferir quantidade de movimento ao fluido a ser bombeado.

Ou seja, a movimentação do fluído ocorre pela ação de forças que se desenvolvem na massa do mesmo. Isso em consequência da rotação de um eixo no qual é acoplado um disco (rotor, impulsor) dotado de pás (palhetas, hélice).

O qual recebe o fluído pelo seu centro e o expulsa pela periferia, pela ação da força centrífuga. Por isso se conhece mais esse tipo de bomba como sendo bomba centrífuga.

Essas bombas podem ser classificadas de acordo com a trajetória do líquido no rotor e com número de rotores empregados. Segundo a trajetória do líquido existem as bombas centrífugas puras ou radiais e as de fluxo misto ou diagonal. Também essas bombas são classificadas segundo o número de rotores: bombas de estágio simples e bombas de estágios múltiplos.

Esse tipo de motobombas são muito utilizadas para simples bombeamento de fluído de um local para outro e para circulação em sistemas de refrigeração por exemplo.

São dotadas de características para situações onde se necessita de alta vazão e pouca pressão. Outra característica desse tipo de motobombas é que trabalha com fluídos de menor viscosidade.

Bombas de deslocamento positivo

Uma bomba de deslocamento positivo faz um fluido se mover prendendo uma quantidade fixa do fluido e forçando (deslocando) esse volume preso em um tubo de descarga ou sistema de descarga.

O líquido flui para a bomba à medida que a cavidade no lado de sucção se expande e o líquido flui para fora da descarga à medida que a cavidade colapsa.

Portanto, a movimentação do fluído é causada diretamente pela ação de um elemento impulsor da bomba. E que obriga o fluído a executar o mesmo movimento a que está sujeito este impulsor (êmbolo, engrenagens, lóbulos, palhetas). As bombas de deslocamento positivo dividem-se em:

  • Êmbolo ou Alternativas (pistão, diafragma, membrana);
  • Rotativas (engrenagens, lóbulos, palhetas, helicoidais, fusos, parafusos, peristálticas).

Esse tipo de motobomba é muito utilizada quando se necessita de uma pressão constante, sem flutuações.

Manutenção de motobomba

Como todo tipo de equipamento, o conjunto motobomba requer cuidados quando o assunto é a sua manutenção. E na maioria dos tipos dentre elas, consiste de meios rotativos que elevam as possibilidades de desgaste.

Isso sem contar que seu acionamento conta em sua maioria com motores elétricos, um equipamento também sujeito a vários tipos de falhas. Portanto escolher as estratégias de manutenção são essenciais para manter os processos na qual estão inseridas, de continuarem funcionando.

Qual a estratégia de manutenção correta?

Para evitar danos e prejuízos, o ideal é sempre atuar com a manutenção preventiva e preditiva de modo a evitar falhas e paralizações dos sistemas. Importante realizar um constante monitoramento dos conjuntos por conta do desgaste natural das peças.

Com uma gestão assertiva da Manutenção, podemos identificar os níveis de criticidade desses equipamentos instalados no parque fabril e definir uma estratégia certeira.

Como esse equipamento normalmente está ligado aos processos de fabricação, falhas e paradas inesperadas estão fora de questão.

Atuando com as técnicas certas de preditiva, é possível controlar o estado de funcionamento do conjunto da motobomba. O ideal é que isso seja realizado por meio de um monitoramento de condições, para antecipar falhas ou detectar alterações nas condições físicas que necessitem de intervenção.

A preditiva é um método aplicado com intuito de detectar as condições reais de funcionamento de muitos tipos de equipamentos. E com base na coleta de dados, podem determinar o nível de desgaste, aquecimento e vibração que indicam possíveis problemas. Usando as técnicas de monitoramento online, é possível identificar irregularidades como:

  • desbalanceamento do rotor;
  • desalinhamento de acoplamento ou mancal;
  • empenamento do eixo;
  • rolamentos danificados;
  • peças frouxas, etc.

Conclusão

O conjunto motobomba é um equipamento essencial para muitos tipos de processos e diversos segmentos de negócios. Independentemente do tipo desse equipamento, uma manutenção com base em dados do estado de funcionamento é essencial.

E somente com as estratégias corretas de manutenção é que podemos conseguir isso. Como já mencionado, de acordo com a criticidade do conjunto podemos definir vários tipos de estratégias.

Tais como inspeções periódicas, preventivas e a mais assertiva, técnicas preditivas de monitoramento de condições. E para cada tipo de motobomba definir seu plano de manutenção com todos os itens a serem verificados. E não menos importante, definir os itens que deverão fazer parte do estoque de sobressalentes.

O Manutenção em Foco pode realizar um consultoria para identificar melhorias em todo processo de manutenção de seus ativos. Equipamentos como motobombas e outros em geral para definir os melhores planos de manutenção e de sobressalentes. Conheça nossa área de serviços e entre em contato.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *