Terceirização da Manutenção e seus efeitos

Luis Cyrino
8 abr 2015
1
3224

Terceirização da Manutenção e seus efeitos

O que significa “Terceirização”?

Terceirização – De acordo com algumas literaturas a palavra “terceirização” é a contratação feita por uma empresa de serviços secundários em relação à atividade principal da empresa, ou seja, os serviços terceirizados são para aqueles definidos como “atividade meio” e os serviços principais da empresa que não podem ser terceirizados são os definidos como “atividade fim”.

“Atividade fim” e “Atividade meio”

Essa é uma grande discussão no meio jurídico e empresarial para dirimir as dúvidas nos casos de contestação da legalidade da terceirização. No geral entende-se como “atividade fim” os processos de trabalho que tornam evidentes o objetivo para o qual a empresa foi criada e entendem-se como “atividade meio” aqueles processos de trabalho inerentes ao objetivo principal da empresa, ou seja, são serviços necessários, mas que não tem relação direta com a atividade principal da empresa.

Por que terceirizar?

O conceito mais difundido sobre o tema é afirmar que as empresas usam esse processo porque com a terceirização se tem algumas vantagens como serviços especializados, melhor técnica e tecnologia, desburocratização, incremento de produtividade e melhoria de competitividade, isso pode significar redução de custos do produto para a empresa e para o consumidor final.

No Brasil a atividade de terceirização ainda não é totalmente regulamentada, desde 2015 estão debatendo a nova regulamentação da terceirização no Brasil. No Congresso Nacional já foi aprovado nas duas votações e seguiu para o Senado Federal que já aprovou em primeira discussão os termos da nova lei, faltando agora a segunda votação e sendo aprovado segue para a sanção presidencial. Por esse motivo ainda existe uma grande insegurança jurídica nas empresas, por hora ainda é usada a CLT, Código Civil e Jurisprudências para resolver as divergências de direitos entre os empregados e as empresas que prestam serviços de terceirização.

Terceirização na Manutenção

Com foco na Manutenção temos que analisar sob duas óticas, a terceirização de mão de obra e de serviços. Vejo um grande risco na terceirização da Manutenção principalmente quando falamos da mão de obra dedicada à manutenção de máquinas e equipamentos, digo isso porque cada empresa tem sua particularidade quanto aos tipos de seus ativos dedicados ao objetivo fim da empresa, isso requer uma mão de obra especializada e constantemente treinada.

Podemos citar muitos efeitos negativos quando isso acontece tais como:

  • Aumento da dependência de terceiros;
  • Aumento de custos dessa terceirização;
  • Risco de perda de qualidade dos serviços;
  • Aumento dos riscos de processos trabalhistas;
  • Menor comprometimento dos empregados;
  • Riscos de mão de obra menos qualificada;

Agora quando falamos da contratação de serviços terceirizados a situação é outra, pois apresenta um grande avanço em relação à contratação de mão de obra, um exemplo dessa diferença de comportamento é quando contratamos uma empresa terceirizada para fazer as manutenções dos compressores de ar, nesse caso será analisada a empresa que melhor oferecer conhecimento e custo para esse tipo de serviço específico e principalmente porque a mão de obra da manutenção normalmente não é especializada nesse tipo de equipamento.

Esse tipo de contratação também se pode estender para serviços da área de Manutenções Predial e Instalações ou “Facilities” como se tem chamado ultimamente.

Se você gostou da matéria ou tem outra visão sobre o tema deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós. Agora vamos falar sobre outro tema importante nas empresas, o feedback. Você costuma receber isso dos seus superiores? E você tem feito isso aos seus pares ou subordinados. Vejam no link abaixo a importância dessa ferramenta, vale a pena a leitura.

Feedback e seu valor na Gestão de Pessoal

Comentários

Uma resposta para “Terceirização da Manutenção e seus efeitos”

  1. Precisamente o que eu procurava, obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *