Manutenção industrial em tempos de crise

Luis Cyrino
22 fev 2021
0
596

Manutenção industrial em períodos de crise

Manutenção industrial e de outros segmentos é fundamental para a existência de todas as organizações e quanto a isso não há dúvidas, certo?

Períodos de crise, como o que o mundo está passando desafiam a continuidade e eficiência dessa atividade em muitas indústrias.

Embora as indústrias optem, obviamente por uma questão de sobrevivência, pela redução de custos, atividades como a manutenção de máquinas e equipamentos não deve ter sua qualidade impactada.

Panorama da indústria

A indústrias brasileira sofre a quase um ano os impactos da crise econômica provocada pela pandemia da corona vírus.

Dentre os diversos problemas causados por essa instabilidade estão a redução da atividade econômica, incertezas em relação ao cenário mundial, dificuldade para exportação e o aumento no preço de insumos e matéria-prima.

Esses fatores fizeram com que a confiança do empresário industrial sofresse flutuações durante todo o ano de 2020.

O Índice de Confiança do Empresarial Industrial (ICEI) medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) registrou uma forte queda em abril de 2020, quando chegou a 34,5 pontos, menor valor da série histórica.

Desde então, o indicador alternou entre meses de aumento e estabilidade.

O ICEI varia de 0 a 100 pontos e valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário e seguindo a mesma lógica, valores abaixo de 50 indicam falta de confiança.

Na medição de janeiro desse ano, o ICEI setorial mostrou uma queda na confiança em 26 dos 30 setores da indústria, na comparação com dezembro de 2020. No entanto, valor igual ao de abril não voltou a ser registrado.

Cenários de incerteza e a indústria

A confiança do empresário no desempenho da sua companhia é fundamental para que investimentos em inovação, processos, pessoas e equipamentos sejam feitos de forma correta e no momento certo.

Assim, não há como negar que em períodos de incertezas, atividades como a manutenção industrial podem acabam sendo adiadas ou até colocadas em segundo plano.

Esse comportamento é comum quando a manutenção, seja ela preventiva ou preditiva não é vista como um investimento na eficiência operacional da empresa, e sim apenas como um gasto a ser eliminado.

Manutenção industrial em períodos de crise

Embora setores da indústrias, como o farmacêutico e  o de máquinas, aparelhos e materiais elétricos estejam confiantes de acordo com a edição de janeiro da pesquisa da CNI, juntamente com a expectativa de que a indústria volte aos patamares pré-pandemia, paira sobre os outros segmentos um sentimento de incerteza.

Para manter a eficiência dos serviços de manutenção industrial em períodos de crise, sem deixar de lado o uso racional dos recursos e a segurança da linha de produção, é importante seguir algumas práticas.

Citamos abaixo três que podem auxiliar sua indústria nesse momento:

1.   Capacite sua equipe

Treinar a equipe sobre o correto manuseio de um equipamento, identificação de falhas, assim como capacitá-la para proceder com pequenos reparos é essencial para utilizar um equipamento em sua totalidade e garantir sua vida útil.

Essa atitude pode eliminar a necessidade de acionar um fornecedor para reparar uma falha que foi ignorada durante sua operação.

2.   Conte com bons fornecedores

Contar com equipamentos, peças e serviços de qualidade é essencial para reduzir a necessidade de substituição de peças e retrabalhos. Esse ponto ganha especial atenção quando a ordem é reduzir os gastos.

Por isso, é importante contar com fornecedores que ofereçam produtos que auxiliem de fato sua indústria a alcançar os patamares de produtividade desejado.

3.   Planeje a manutenção

É fundamental elaborar um planejamento de manutenção conciso, eficiente e que não interfira nas atividades da produção.

Para as empresas que precisaram pausar ou reduzir a produção temporariamente ou até conceder férias coletivas aos colaboradores, esse período de inatividade pode ser utilizado para a execução de reparos que não poderiam ser feitos em um cenário de normalidade.

E para você, quais atividades de manutenção são essenciais nesse momento?

 

Conteúdo escrito por Acoplast Brasil, empresa que produz e comercializa produtos e soluções para transmissão mecânica a 25 anos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *