Normas ISO e suas características

Luis Cyrino
12 jul 2023
0
2203

Normas ISO e suas características

As normas ISO tem como objetivo criar parâmetros que de alguma maneira corroborem com as boas práticas de gestão, além de disseminar conhecimentos. É a Organização Internacional de Normalização, com sede em Genebra, na Suíça.

Foi criada em 1946 após o final da segunda guerra mundial e tem como associados organismos de normalização de cerca de 160 países.

Sua criação se deu por conta de representantes de 25 países que se reuniram em Londres e decidiram criar uma nova organização, para padronização. O objetivo principal era de “facilitar a coordenação internacional e unificação dos padrões industriais”.

É uma entidade não governamental, que iniciou suas atividades oficialmente em 23 de fevereiro de 1947 com sede em Genebra na Suíça. Esse conceito e aplicação da ISO está presente em cerca de 161 países. No Brasil as normas da ISO é representada pela ABNT “Associação Brasileira de Normas Técnicas”.

A família de normas ISO nasceu com base em normas militares como:

  • MIL STD – Normas militares americanas;
  • Defense Standard – Normas das forças armadas do Reino Unido;
  • BS-5750 – Norma Britânica, e;
  • AQAP – Garantia de qualidade aliada da OTAN – do Tratado Atlântico Norte.

Algumas características das normas ISO

A certificação em normas ISO pode trazer para a organização certos benefícios e contribuições, tais como:

  • Melhora de resultados;
  • Comprometimento com as boas práticas;
  • Diferencial no mercado concorrente;
  • Confiança dos consumidores;
  • Garantia de maior qualidade e segurança nas operações.

Após a implantação é necessário manter as melhores práticas e garantir que todos os procedimentos criados sejam sempre atualizados.

Manter as equipes focadas nesses itens é o mínimo para garantir a recertificação. Para isso é importante manter o foco em alguns itens, como:

  • Programas de auditorias internas multidisciplinares
  • Treinamentos de capacitação e atualizações
  • Alta direção focada e comprometida
  • Foco nos indicadores e KPIs (método Fato, Causa e Ação)
  • Programa de melhoria continuada (uma das premissas das normas ISO)
  • Atualizações das normas vinculadas à certificação

Algumas normas ISO mais conhecidas e aplicadas

As famílias de normas ISO tem, cada uma, o seu papel de relevância para determinadas necessidades em uma organização.

É muito importante pois auxilia sobremaneira na gestão de riscos, traz diferenciais competitivos e impulsiona boas práticas de governança corporativa. Além disso também contribui para redução de custos e elevação de lucros, dentre outros benefícios.

Vejamos algumas dessas normas ISO bem conhecidas nas organizações:

Norma ISO 9001

Com certeza uma das normas mais implementadas nas empresas em geral, independentemente do porte ou segmento de negócios. Focada no sistema de gestão da qualidade (SGQ) para melhorar desempenho das empresas. Traz como características predominantes:

  • Garantir a otimização dos processos;
  • Identificar e corrigir processos falhos;
  • Agilidade no desenvolvimento e melhoria de produtos;
  • Identificar riscos que possam comprometer as atividades;
  • Medir e avaliar resultados dos processos;
  • Assegurar a melhoria continuada;
  • Boas práticas de gestão e relacionamento com clientes e fornecedores;
  • Desenvolvimento dos colaboradores (capacitação e treinamentos).

Veja mais sobre a ISO 9001 e a Manutenção

ISO 45001

Esta é uma norma divulgada em março de 2018 substituindo a norma anterior OHSAS 18001trata da gestão da saúde e segurança ocupacional. Suas características principais está focada em:

  • Processos e não em procedimentos como a norma anterior;
  • Interação entre organização e seu ambiente de negócios;
  • Abrange todo tipo de segmento e porte das empresas;
  • Gerenciamento sistemático de perigo, riscos e oportunidades;
  • Ambiente seguro, maior produtividade e bem estar
  • Redução de custos, multas e passivo da empresa

ISO 14001

Essa norma trata de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), usada para controle dos impactos ambientais e práticas sustentáveis atreladas ao negócio. Características focada em:

  • Interação da empresa com seu meio ambiente (processos e práticas);
  • Identificar aspectos geradores impactos ao meio ambiente e propor soluções;
  • Criar auditorias internas do SGA;
  • Tornar seu desenvolvimento de maneira sustentável;
  • Cumprimento de requisitos legais;
  • Gerenciamento sistemático de perigo, riscos e oportunidades;
  • Reconhecimento e valorização no mercado.

ISO 27001

Essa norma diz respeito ao Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), norma extremamente importante para as organizações.

Ela estabelece os requisitos para implementar, monitorar e melhorar o sistema de gerenciamento de segurança da informação de uma organização. Suas características estão focada em:

  • Gerenciar de forma segura dados de uma organização (informações sigilosas);
  • Gerenciar riscos para manter a integridade das informações;
  • Criação de controles sobre políticas e procedimentos técnicos;
  • Maior vantagem competitiva no mercado;
  • Redução de riscos de prejuízos por conta de multas e processos.

Do ponto de vista de Manutenção, a implantação de normas ISO, principalmente a ISO 9001, pode corroborar para atingir a Manutenção de Classe Mundial. Ajuda no sentido de melhorar significamente a gestão do setor por meio de:

  • Monitoramento de indicadores e KPIs
  • Planos de ações para os desvios (método Fato, Causa e Ação)
  • Melhoria de planejamento e controle das atividades
  • Melhoria continuada nos métodos e processos de trabalho
  • Padronização de atividades importantes
  • Qualificação, capacitação e treinamentos

Implantação das normas ISO e certificação

A primeira questão que precisa de um questionamento na organização é porque se pretende implantar uma norma ISO. E para responder a esse questionamento é preciso que pelo menos um dos questionamentos a seguir, seja necessário:

  1. Meus clientes estão exigindo/perguntando se temos determinada norma?
  2. Quero melhorar algum tipo de processo, segurança ou qualidade dos meus produtos e/ou serviços?
  3. Preciso criar alguma vantagem competitiva e melhoria continuada do negócio?
  4. Meu negócio precisa de mais credibilidade, organização e menores custos?

Se para uma ou mais questionamentos a resposta for afirmativa, então essa empresa pode se beneficiar e muito das normas ISO. Alguns passos são importantes para a implantação nas organizações de qualquer uma das normas ISO.

Basicamente seriam:

Fase inicial de implantação

Importante verificar o nível de comprometimento da alta direção com relação a implantação de uma norma ISO, seja ela qual for.

Na sequência é preciso definir a estratégia de implantação que será utilizado no projeto, se equipe própria, consultoria compartilhada ou consultoria externa.

Elaborar o cronograma de implantação (atividades, prazos e responsáveis) e entender a situação atual em relação aos requisitos da norma a ser implantada.

Etapas de implantação

Elaboração do planejamento do projeto de implantação definindo o escopo de reuniões, plano de ações, divulgação interna, treinamento de interpretação da norma, etc.

Nesta etapa é necessário definir o órgão certificador – empresa acreditada que fará a auditoria de certificação. E fazer na sequência a implantação dos processos criados, os devidos treinamentos, monitoramento do cronograma e avaliação.

Verificação final e ajustes

Nesta etapa é realizada a auditoria interna e o auditor interno faz a elaboração do relatório final. Conforme o resultado da auditoria interna, elaborar um plano de ação para tratar eventuais não conformidades e um plano de ação para tratar possíveis melhorias.

Certificação – auditoria externa

Agora chegou o momento de auditar todo o trabalho que foi realizado durante a implantação dos conceitos da norma escolhida.

É solicitado junto ao órgão certificador, o agendamento da auditoria externa de certificação. E nos mesmos moldes do item anterior, tratar as possíveis “Não conformidade” (maior e menor), se inteirar e tratar se for o caso, dos itens em “Observação” e/ou “Sugestão de melhoria”.

Curiosidades sobre as normas ISO

O evento da ISO SURVEY 2021 realizou uma pesquisa da própria ISO no mundo sobre certificações. E o resultado apresentou que no mundo mais de um milhão de empresas foram certificadas na norma ISO 9001.

E que mais de dois milhões de empresas foram certificadas nas normas ISO em geral. Essa mesma pesquisa apresentou que no Brasil mais de quarenta mil empresas foram certificadas na norma ISO 9001 e mais de cinquenta mil empresas certificadas nas normas em geral.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *