Tecnologia – pessoas, métodos e processos

Luis Cyrino
17 abr 2023
0
2052

Tecnologia –  pessoas, métodos e processos

Tecnologia  é um termo que tem muitos conceitos, e em todos eles está sempre atrelado a coisas novas que envolvem melhorias. Um conceito que acredito ser bastante apropriado diz que a tecnologia é produto da ciência e da engenharia.

E que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. Um outro conceito bastante relevante nos diz que de um modo geral, tecnologia é a aplicação do conhecimento científico aos objetivos práticos da vida humana.

Tecnologia no ambiente industrial

Se tem um meio de demonstrar o que é tecnologia em termos práticos, esse meio é o ambiente industrial. As necessidades de crescimento produtivo e da qualidade de produtos e serviços fez com que melhorias fossem necessárias. E quando falamos em melhorias estamos tratando dos métodos e processos produtivos.

E que sofreram avanços significativos com melhorias das técnicas de sistemas de hardware e software. Máquinas e equipamentos dotados de sistemas e mecanismos cada vez mais inteligentes, resistentes e auto suficientes.

Tecnologia e as pessoas no ambiente industrial

Toda tecnologia seja ela embarcada nos ativos de uma empresa ou inserida posteriormente vai requerer habilidades de se trabalhar com elas. Mesmo que sejam sistemas inteligentes, sempre haverá a necessidade de profissionais habilitados para interagir com essa nova tecnologia.

Não teria lógica alguma adquirir uma máquina extremamente produtiva e com recursos avançados se não tem profissionais habilitados e treinados para opera-la. É nesse contexto que a tecnologia se relaciona diretamente com as pessoas num ambiente industrial.

Tecnologia e os processos no ambiente industrial

Primeiro devemos entender que processos é um conjunto de atividades pré determinadas para realizar uma ou várias operações. Todo avanço tecnológico em máquinas e equipamentos está intrinsecamente ligado ao tipo de processo produtivo.

Para cada necessidade teremos um conjunto de tecnologias corroborando para a melhoria do processo produtivo como um todo. Existem sistemas com tecnologias embarcadas que são comuns para a maioria dos processos produtivos, mas temos alguns mais específicos, dedicados.

Tecnologia e os métodos no ambiente industrial

Entendemos como métodos todo aquele procedimento com um passo a passo de como realizar atividades de um processo. E não diferente dos processos, os métodos também estão intrinsecamente ligados à tecnologia.

Portando, definidos os métodos e processos de produção de um item, é que podemos inserir melhorias das mais variadas soluções tecnológicas.

A tecnologia não resolve tudo

Todo ambiente fabril vai depender desses três fatores – pessoas, métodos e processos, para pensar em melhorias tecnológicas. As pessoas precisam ter conhecimento e habilidades para usufruir de todos os recursos da tecnologia inserida em máquinas e equipamentos.

Os métodos de trabalho precisam estar alinhados as necessidades de cada tipo de atividade e produto. E completando, os processos precisam estar adequados para cada etapa de um processo produtivo.

Quando temos as pessoas, métodos e processos alinhados é que todos os recursos tecnológicos disponíveis farão a diferença.

Pensar diferente disso e trazer tecnologias para o ambiente fabril pode não resultar nas melhorias esperadas. Não existe mágica possível achando que a tecnologia resolve todos os problemas, e em qualquer que seja o ambiente produtivo.

Metodologias são importantes nesse contexto

Um grande aliado para o tripé pessoas + métodos + processos são metodologias de trabalho como WCM, TPM, Lean, etc. São metodologias que auxiliam sobremaneira a preparação do ambiente fabril para usufruir de recursos da tecnologia.

Isso reforça o meu conceito de que só a tecnologia não é a solução de todos os problemas. O principal fator em todo esse contexto são as pessoas, elas é que fazem a diferença com os recursos que tem disponíveis. E com base nisso é que reforço a tese de que a solução começa na gestão, seja ela em qualquer nível de atuação.

Manutenção no contexto da tecnologia

Com máquinas e equipamentos cada vez mais modernos, a Manutenção tem ganhado um espaço cada vez mais importante no ambiente fabril. As habilidades e conhecimentos dos profissionais de manutenção são cada vez mais necessários.

E mais do que inserir novas tecnologias nos ativos fabris, tanto operação e manutenção precisam estar cada vez mais preparados. São esses profissionais juntamente com todas as áreas de apoio que vão delinear os métodos e processos adequados.

E com isso poder usufruir de todos os benefícios tecnológicos presentes e/ou que serão inseridos nas máquinas, equipamentos, sistemas de gestão, etc.

Algumas tecnologias de manutenção estão presentes na gestão de dados, controle de atividades e geração de indicadores. São sistemas de gerenciamentos modernos que interagem com todas as necessidades de gestão.

Além disso temos a tecnologia no monitoramento online de máquinas e equipamentos. Sistemas focados nas condições de operação de certos mecanismos e transmissões em tempo real.

Veja mais sobre Métodos e Processos

Conclusão

Falar em tecnologia nos remete a uma área bastante complexa pois abrange muitas áreas de aplicação e desenvolvimento. A tecnologia é na realidade um produto derivado da ciência e da engenharia.

Onde a ciência é um conhecimento sistemático do mundo físico/material obtido através da observação e do experimento. Já a engenharia é o processo orientado a objetivos de projetar e fabricar ferramentas e sistemas usando resultados e técnicas da ciência.

E como resultado dessas duas áreas temos produtos e sistemas tecnológicos. E que resultam em melhorias qualitativas e quantitativas de métodos e processos em vários ambientes, principalmente o industrial.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *