BPM – Boas Práticas de Manutenção

Luis Cyrino
25 fev 2018
0
1699

Boas Práticas de Manutenção – BPM

BPM – Boas práticas de manutenção é o caminho para uma boa gestão dos ativos físicos de uma empresa. O foco é manter máquinas e equipamentos funcionando de acordo com as suas especificações de projeto.

Isso seria um objetivo básico para oferecer uma vantagem competitiva essencial das empresas. Para se conseguir isso, é necessário a adoção por parte da gestão, de boas práticas de manutenção.

As atividades pertinentes à área de manutenção devem ser submetidas a programas contínuos de melhoria. Para isso é necessário desenvolver ações voltadas para as boas práticas de manutenção, sempre focada em máquinas e equipamentos.

Com a gestão tornando isso como uma premissa, a área de Manutenção passará cada vez mais a ser observada como um centro de resultados e não como um centro de custos.

Dificuldades de implantar boas práticas de Manutenção – BPM

A implantação das boas práticas de manutenção, é com certeza um objetivo que se pode alcançar. Infelizmente tenho como certo que esse objetivo muitos falam sobre sua importância, mas não são todos que conseguem implantar.

Mas o porquê se torna algo tão difícil de acontecer, vontade, competência ou problemas de recursos? Ainda é notório que muitas empresas ainda trabalham com maior foco em estratégias reativas, com uma gestão passiva.

Motivos não faltam para esse tipo de atitude, tem os que culpam a idade já avançada dos seus ativos, falta de peças críticas e de alto custo para uma manutenção adequada. Outras queixas muito comuns hoje em dia vêm da necessidade da produção imediata ou para ontem como dizem.

Isso gera a dificuldade de um planejamento adequado ou gerenciamento do tempo das intervenções programadas de manutenção. Uma outra dificuldade seria qualidade e quantidade de mão de obra, capaz de atender essas demandas. Mas se queixar não é a solução, temos que partir para a ação e provar por A + B que podemos evoluir em busca de resultados ótimos.

Base para boas práticas de Manutenção – BPM

Para se conseguir uma base sólida das boas práticas de manutenção é preciso o desenvolvimento de um programa de forma sistemática. Será necessário desenvolver alguns tópicos tais como:

  • Liderança e organização;
  • Avaliação e desenvolvimento de competências;
  • Gestão de sobressalentes;
  • Programação e organização das atividades;
  • Base de dados como uma técnica de suporte;
  • Ferramentas e locais de trabalho adequados e;
  • Um plano de manutenção bem estruturado.

Uma sólida infraestrutura é o começo

Hoje somos diariamente bombardeados com novas tecnologias e metodologias que buscam o status da fabricação de classe mundial. São novas práticas que incluem a metodologia TPM, WCM, sistema Lean Manufacturing, RCM entre outros.

O problema é que muitas empresas e suas equipes de manutenção nem sempre estão prontas para embarcar nessas novas práticas. E isso simplesmente porque os princípios básicos de manutenção ainda não foram atendidos ou são ignorados.

Por essas e outras é que os conceitos básicos das “Boas Práticas de Manutenção” (BMP) precisam ser implantados antes de tudo. Essa visão de aplicabilidade dessas estratégias das boas práticas, são o começo certo para qualquer atividade relacionada à melhoria da confiabilidade de máquinas e equipamentos.

Portanto se esses princípios básicos das boas práticas não resultam em resultados satisfatórios, outras iniciativas de progresso serão inúteis por falta dessa base solidificada.

Conclusão

Ainda não é a conclusão do tema, teremos a segunda parte onde elencaremos em detalhes os passos importantes das boas práticas de manutenção. O fato é que em meu conceito sobre a gestão da Manutenção, temos várias premissas que devem ser consideradas inicialmente essenciais.

É simples pessoal, de nada adianta falar sobre futuro se o seu presente é incerto e não gera resultado. Normalmente não se trata de fazer coisas novas e sim praticar corretamente os conceitos básicos existentes para uma boa gestão. Tudo depende sempre de uma base sólida que sustente qualquer área de atuação numa empresa.

É como a metodologia TPM prega em seus conceitos de implantação, um passo de cada vez, e principal de tudo, o primeiro passo está funcionando perfeitamente? Assim são as boas práticas de manutenção, faça bem feito o essencial e depois pense em alçar novos voos em busca da excelência, simples assim. E você meu caro leitor, tem a mesma ideia, tem algo a acrescentar ou pensa diferente?

Se precisa entender e implantar as boas práticas de manutenção na empresa, nós do Manutenção em foco podemos lhe ajudar. Confira no link abaixo nosso escopo de serviços, entre em contato e solicite uma visita técnica para maiores detalhes. Ah e não se esqueça que tem na sequência a matéria complementar desse assunto, fique atento as nossas novas publicações.

https://www.manutencaoemfoco.com.br/servicos/

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *