Monitoramento de energia elétrica

Luis Cyrino
29 set 2022
0
1386

Monitoramento de energia elétrica

O monitoramento de energia elétrica é muito mais que seguir os dados apresentados nas faturas de energia elétrica no final do mês. Por isso, ainda é bem comum encontrar indústrias que acreditam que estão fazendo o monitoramento correto.

Não monitorar pode prejudicar o diagnóstico preciso de sua eficiência energética, como envio de dados históricos que estão em posse das concessionárias de energia elétrica. Isso acaba atrapalhando o planejamento na melhoria da gestão de energia.

Por isso, lembre-se que uma gestão de energia efetiva, é ir além da redução de   custos, é controlar o consumo de forma que favoreça o resultado esperado.

O monitoramento de energia de forma remota é uma das soluções mais assertivas. Ele garante uma leitura contínua dos dados de consumo, simplificando a gestão de energia e potencializando os ganhos ao longo do tempo.

5 problemas elétricos que afetam suas máquinas

O que é monitoramento de energia elétrica?

Nada mais é que o acompanhamento automatizado de registrar, processar e analisar a rede elétrica em período integral. Ele acompanha os dados de consumo, potência e tensão de um sistema. Pontos que não são contemplados no modo tradicional.

Esse método permite que os gestores tenham um panorama claro e completo de como a energia elétrica e a eficiência energética estão processos, ativos e setores da operação.

Um ponto importante é a possibilidade de prever gargalos e, até mesmo,  impedir que eles aconteçam. Dessa forma, a equipe garante melhores resultados e evita custos extras com a manutenção ou prejuízos na produção.

E como pode ser feito? Pela tecnologia.

A combinação de software e hardware – com sensores de monitoramento de energia elétrica.  Eles são movidos pela conexão por rede móvel de internet, inteligência artificial e IoT, permitindo visualização sobre a saúde e desempenho do consumo de energia elétrica. Isso só é possível por meio do cruzamento de dados entre ativos similares ao que está sendo monitorado.

Quando esses dados são coletados pelo sistema de monitoramento de energia são processados, armazenados e apresentados por meio de indicadores, que capazes de revelar como sua empresa consome energia elétrica, os picos de consumo ou as falhas em potencial.

A grande vantagem de poder contar com sistema de monitoramento de energia é ter uma visão completa e antecipada do comportamento e do consumo. Assim, não só é possível garantir eficiência energética, como também saber em tempo hábil quais ativos podem apresentar falhas ou estar consumindo mais do que deveriam.

Ou seja, ficou claro que depender apenas das faturas de energia limita muito o poder de ação dos times de manutenção. Com dados rasos, não se compreende a gravidade ou complexidade do problema de maneira clara. Além disso, é impossível realizar preventivas ou preditivas, podendo apenas consertar o que já falhou.

Vantagens do monitoramento de energia

Ter o controle em mãos possibilita uma tomada de decisão assertiva e baseada em dados. É isso que otimiza as operações das equipes de manutenção, ao mesmo tempo que potencializa toda a gestão de consumo.

Aqui estão algumas outras vantagens desse monitoramento:

1. Assertividade na escolha

Obter todos os dados em mãos possibilita que os gestores avaliem o melhor enquadramento tarifário, projetando os custos de acordo com o que for mais vantajoso para o seu perfil da sua indústria ou produção.

As simulações também evitam penalidades e multas por conta de um sub dimensionamento. Ou então, até mesmo pagar por algo que não foi utilizado, no caso de um superdimensionamento.

2. Medições setorizadas

A possibilidade de fazer medições setorizadas, identifica os ativos ineficientes ou obsoletos que necessitem de uma atualização.

Tal  modalidade de medição permite também a redução de picos de demanda, além de eliminar desperdícios identificados.

3. Uso inteligente dos dados e a melhor gestão de energia elétrica

O acesso aos dados em uma plataforma de gestão de energia traz várias vantagens, como:

  • Controle contínuo dos parâmetros elétricos da planta;
  • Acesso ao uso inteligente desses dados, transformados em indicadores confiáveis;
  • Mais embasamento para tomar decisões contratuais, fazer adequações, mudanças e investimentos no geral.

Todo esse controle permite que aquelas empresas que almejam ter um controle pleno e horizontal da planta possam ser alcançadas, atingindo novos níveis de qualidade com o uso de sensores IoT, como o Energy Trac da TRACTIAN.

Com ele, você monitora dados de energia em tempo real, como potência, consumo e tensão, além de cruzar informações de ativos semelhantes aos seus.

Fale com um especialista da TRACTIAN e agende uma demonstração.

 

Escrito por: TRACTIAN – Monitoramento online

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *