Manutenção Preditiva, onde fazer?

Luis Cyrino
4 abr 2017
2
3802

Definindo onde fazer a Manutenção Preditiva

Manutenção Preditiva é um tipo de intervenção que indica as condições reais de funcionamento das máquinas e equipamentos com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. Trata-se de um tipo de Manutenção que prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado.

Como definir onde aplicar a Preditiva?

Primeiro acredito que devemos entender quais as técnicas preditivas mais necessárias conforme os tipos de máquinas e equipamentos que temos na empresa. Temos algumas técnicas preditivas que mesmo sem esse entendimento, já são necessárias por força de normas. São elas:

Termografia:

As normas que regem a inspeção termográfica no setor elétrico são a NR-10, norma que estabelece critérios de segurança na realização de trabalhos em instalações elétricas, temos a NBR 15424 que define os termos utilizados no método END (Ensaio não destrutivo) e a NBR 15572, um guia para inspeção de equipamentos elétricos e mecânicos relacionados às responsabilidades do usuário final e do técnico que realiza a Termografia.

Análise de pressões:

As normas que regem os vasos de pressão são a ABNT NBR 15417 e a NR-13 que estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores. Nessa norma temos a tratativa sobre os vasos de pressão que poderíamos afirmar ser comuns em praticamente todas as empresas pois difícil a empresa que não tem compressores de ar comprimido e seus respectivos vasos de pressão.

Temos as técnicas preditivas que mesmo sem normas que obrigam sua execução, são muito importantes e usuais nas empresas. São técnicas preditivas que garantem a funcionalidade de máquinas e equipamentos, tais como:

Ferrografia:

A Ferrografia é uma técnica preditiva de avaliação das condições de desgaste dos componentes de uma máquina ou equipamento por meio da quantificação e observação das partículas em suspensão em óleos em geral e outros tipos de fluídos. Essa técnica é muito usual em circuitos hidráulicos onde se usa servo válvulas que exigem uma qualidade do óleo muito significativa.

Ultrassom:

Essa técnica de inspeção é uma ferramenta de diagnóstico muito importante e que facilita sobremaneira o trabalho dos técnicos em locais com excesso de barulho, ajuda na identificação de vazamentos em tubulações de gases e líquidos e sistemas de ar e vácuo, verifica condições de operação de vários componentes de máquinas e equipamentos como rolamentos e engrenagens em geral e detecta problemas de emissões elétricas como faiscamento, efeito corona e arco elétrico.

Análise de vibração:

Essa técnica usando o método da análise de vibrações, tem como base o conhecimento do estado da máquina através de medições periódicas e continuas de um ou mais parâmetros significativos, evitando paradas inesperadas e substituição de peças desnecessárias.

Com base no conhecimento e análise desses fenômenos medidos por aparelhos específicos que detectam alterações excessivas de vibração, torna-se possível indicar, com antecedência, eventuais defeitos ou falhas e então a partir dos dados coletados fazemos o diagnóstico e a análise de tendência da falha.

Muito usual em equipamentos como motores, compressores, redutores, ventiladores, bombas e máquinas giratórias.

Conclusão                                                                                       

Com base nessas informações, podemos então definir e entender que temos técnicas obrigatórias por força de algumas normas e outras que podemos entender onde melhor aplicar essas técnicas da Manutenção Preditiva de modo a melhorar as condições de máquinas e equipamentos. Esse tipo de Manutenção com a utilização de técnicas preditivas aliada à Manutenção Preventiva com certeza formam uma boa estratégia de Manutenção buscando melhorar a disponibilidade de máquinas e equipamentos.

Comentários

2 respostas para “Manutenção Preditiva, onde fazer?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *