Métodos e processos da Manutenção

Luis Cyrino
16 nov 2020
0
377

Métodos e processos da Manutenção

Métodos e processos são termos muito comuns usados para todos os tipos de negócios, e na indústria, mais especificamente na Manutenção não é diferente. Vejamos então qual o conceito básico desses dois termos.

Métodos

Métodos significa literalmente “seguir um caminho específico” para chegar a um fim. Referindo-se a cada diferente tipo de caminho, procedimento específico, para se chegar à um objetivo.

Processos

Processo (do latim procedere) é um termo que indica a ação de avançar, ir para frente (pro+cedere). É um conjunto sequencial e particular de ações com um objetivo comum. Pode ter os mais variados propósitos de um processo transformar, produzir, controlar, manter e usar produtos ou sistemas.

Entendendo na prática

Então poderíamos dizer que um processo possui intrinsicamente em seu conjunto sequencial alguns métodos que serão usados.

Ou seja, num processo eu tenho um conjunto de atividades pré-determinadas para REALIZAR uma ou várias operações. E durante esse processo eu faço uso de um ou vários métodos de COMO realizar essas atividades.

E muito importante, métodos e processos são passíveis de alterações com melhorias que podemos implantar ao longo do tempo.

Vivemos num tempo de grandes mudanças e avanços tecnológicos, e cada vez mais rápidas. Portanto ficar atento aos nossos métodos e processos é importante para fazer frente às necessidades de superação.

Métodos na Manutenção

Quando falamos em melhorias dos métodos da Manutenção podemos citar alguns deles e muito importantes, tais como:

  • Tipos de manutenção: nesse método de manutenção vamos definir como serão os meios para combater as quebras e/ou falhas de máquinas e equipamentos. Cada tipo de manutenção como Corretiva ou Preventiva por exemplo, tem seu método padrão de atuação com possíveis adequações definidas pela gestão.
  • Procedimentos: nesse método acontece uma segmentação maior de alguns tipos de intervenções que precisam de um passo a passo mais detalhado. Importante sempre estarem sendo revisados para buscar sempre meios mais eficazes de como fazer.
  • Ferramentas de gestão: temos algumas ferramentas de gestão como ciclo PDCA, matriz de responsabilidades ou por competências dentre outras, que tem um método de aplicação.
  • Metodologias: como o próprio nome diz, uma metodologia é uma sequência de métodos para se conseguir alcançar objetivos específicos. Temos como um ótimo exemplo as metodologias TPM e WCM.

Processos na Manutenção

E quando falamos em melhorias dos processos da Manutenção podemos citar alguns deles e também importantes, tais como:

  • Ordens de serviço: como já definido como um processo, temos nas ordens de serviços um conjunto de atividades. Podemos começar com uma solicitação de serviço como nos casos de corretivas onde o processo começa na produção. Emite-se uma solicitação que chega à Manutenção e segue um protocolo de execução conforme definido pela gestão e PPCM.
  • Estoque de sobressalentes: temos aqui todo um processo de gestão dos estoques de sobressalentes. Vai desde um processo de solicitação para reabastecimento dos estoques via área de Compras, pode ser manual ou totalmente automatizado. E temos outro tipo de processo para solicitação de retirada de itens do estoque, caso da Manutenção quando precisa de um item. E outros processos como inventário, recebimento e conferência de itens, temos a parte fiscal quanto as notas, etc.
  • Melhorias: um processo onde se define como criar meios e ambiente de motivação para instigar os profissionais da Manutenção e Produção a contribuírem com sugestões. Isso é um processo fundamental no ambiente de trabalho onde as boas ideias sempre acontecem, basta criar uma motivação para isso.
  • Gestão da Manutenção: criação de um processo para cada uma das várias necessidades do gerenciamento do setor. Um conjunto de atividades por exemplo, para gestão de pessoal, outra para gestão dos custos ou também para gestão dos indicadores e KPIs. Para cada necessidade específica, um processo pré-definido para atender as necessidades de cada um.

Conclusão

Podemos avaliar diante do exposto que os métodos e processos, independentemente do setor da empresa, são muito importantes. É por meio deles que fazemos a gestão ser ou não ser eficiente. E para tanto existem inúmeras ferramentas e metodologias que fazem a diferença quanto aos resultados.

E não menos importante que as aplicar, é preciso estar sempre atualizando as mesmas na busca da excelência. Jamais fique atrelado aos mesmos modos de fazer gestão, isso é um grande erro que muitos gestores cometem. Quem já não ouviu aquele celebre frase “Aqui sempre fizemos assim, não precisa mudar” ou coisas do tipo.

Se a sua Manutenção não tem dado resultados esperados pode crer que tem algo errado em seus métodos e/ou processos de trabalho.

Mesmo que a empresa não tenha grandes recursos para a Manutenção, é possível melhorar os resultados com sabedoria e conhecimento. É em situações como essas que sempre surgem grandes gestores, conseguem fazer mais com menos.

Precisando de ajuda com seus métodos e processos? Podemos ajudar, conheça nossas Soluções!!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *