Tecnologia na gestão industrial

Luis Cyrino
26 dez 2022
0
1085

Tecnologia na gestão industrial

As inovações tecnológicas permitem uma melhor e mais avançada gestão industrial, reduzindo consideravelmente os custos presentes nas fábricas.

Você sabe o que acontece quando deixamos de aplicar os princípios da gestão nas indústrias?

É bem comum que fábricas que não se atentam a tais princípios sofram com diversos fatores que resultam em perda de produtividade e, consequentemente, aumento de custos.

No entanto, aplicar a gestão industrial é, muitas vezes, uma tarefa difícil. Isso ocorre porque as indústrias são ambientes muito complexos, em que diversos serviços acontecem ao mesmo tempo e interferem uns nos outros.

Desse modo, é comum que os gestores industriais sintam a falta de dados desses ambientes. Nesse contexto, tais dados fazem com que esses profissionais consigam identificar as inconformidades e desperdícios e aplicar planos de ação que solucionem os problemas encontrados.

Nesse sentido, a tecnologia proporciona uma imensa ajuda, uma vez que é capaz de fornecer diversos dados sobre a localização de pessoas e ativos na indústria em tempo real. Portanto, a obtenção de tais informações torna possível a formação de insights que guiam a gestão industrial.

Dessa forma, confira 5 problemas que são reduzidos nas fábricas quando unimos tecnologia e gestão industrial:

1 – Desperdícios de movimentação

Nas fábricas em que a gestão não é bem aplicada, é comum que o layout do ambiente industrial seja um fator que dificulta o trabalho.

Isso faz com que os colaboradores precisem se deslocar diversas vezes para desempenhar suas atividades, o que gera quedas na produtividade, já que o trabalho muitas vezes poderia ocorrer com fluidez, praticidade e de forma mais rápida.

Porém, se os gestores tiverem os dados da localização das pessoas em tempo real na fábrica, eles passam a entender o tempo que o time está de fato passando na área produtiva esperada.

Assim, se essas informações não baterem com a expectativa e for notado que os colaboradores estão se deslocando muito para outras unidades, o gestor tem a oportunidade de identificar o desperdício de movimentação e entender quais motivos estão levando a isso.

2 – Desperdícios de espera

Imagine, por exemplo, que em determinada indústria existe demora para que o trabalhador consiga retirar sua Permissão de Trabalho (PT). Assim, esse colaborador terá menos tempo para realizar suas tarefas e isso pode desencadear em atrasos na fábrica.

Nesse sentido, pode ser que outro trabalhador do local dependa da atividade daquele que está com problemas em obter a PT, o que pode comprometer o andamento das tarefas em vários níveis.

Da mesma forma, os dados de localização em tempo real de pessoas e máquinas dão aos gestores uma visão dos atrasos que ocorrem na fábrica. Assim, esses profissionais passam a ter muito mais insumos para atacar a causa raiz correta usando os conhecimentos sobre gestão industrial.

3 – Time desmotivado e sem direcionamentos 

A falta de uma boa gestão industrial pode fazer com que o time não tenha direcionamentos precisos e se sinta desmotivado.

Assim, os colaboradores podem acabar realizando suas atividades em níveis inferiores aos que são capazes, o que desencadeia um grande desperdício de potencial.

No entanto, se os gestores entenderem os problemas que estão ocorrendo na fábrica, é bem possível que seus direcionamentos para o time se tornem mais concisos.

Assim, os colaboradores têm a oportunidade de saber o que precisam fazer para que tenham um trabalho mais bem aproveitado e, consequentemente, se sintam mais motivados.


4 – Negligencia da segurança e bem-estar dos trabalhadores

Existem diversas normas e regras que precisam ser seguidas nas indústrias para que os acidentes de trabalho sejam evitados.

Fábricas com má gestão podem negligenciar esses aspectos e dispensar iniciativas importantes. Não basta apenas seguir as normas obrigatórias para todas as indústrias. É preciso que a segurança seja valorizada e incentivada.

Assim, mais uma vez, se a tecnologia fornece aos gestores os dados das pessoas em tempo real, é possível evitar problemas em relação à saúde e bem-estar dos times.

Por exemplo, imagine que ocorreu um acidente na fábrica e ela precisa ser evacuada.

Se os gestores possuem os dados mencionados, é possível verificar se ainda resta alguém nas dependências da fábrica e rapidamente tomar as providências para que a pessoa consiga sair do local.

5 – Improdutividade

Desperdícios de espera, de movimentação e de potencial humano, além do comprometimento da saúde e do bem-estar dos colaboradores, desencadeiam no pesadelo de todo gestor industrial: a improdutividade.

Dessa forma, é muito comum que as falhas na gestão reflitam em gargalos produtivos e, consequentemente, na improdutividade dos times.

Assim, as diferenças entre planejado x realizado são notáveis.

No entanto, se, a partir desses insumos fornecidos pela tecnologia, a gerência tem a oportunidade de enxergar a causa raiz dos problemas e então elaborar planos de ação que a ataquem, o aumento da produtividade é a consequência!

Logo, unir os conhecimentos de gestão industrial à tecnologia é o melhor caminho para reduzir os custos nas fábricas e elevar rapidamente os níveis produtivos do local, tornando mínima a diferença entre planejado e realizado.

Quer saber mais sobre como unir a tecnologia aos conhecimentos de gestão para aumentar a produtividade, segurança e conformidade na indústria? Conheça a Trackfy clicando aqui!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *