Tratores agrícolas 100% em uso é problema

Luis Cyrino
27 mar 2022
0
346

Tratores agrícolas 100% em uso é problema

Tratores agrícolas são equipamentos chamados da linha amarela que viabilizam a mecanização dos trabalhos agrícolas. Esses equipamentos mais os implementos agrícolas conseguem fazer em muito menos tempo o trabalho manual.

E para a diversificação dos trabalhos necessários no campo temos máquinas e implementos, além dos tratores, para cada tipo de atividade. A base desses trabalhos seriam:

  • Preparação do solo;
  • Semeadura;
  • Plantio e transplante;
  • Aplicação de fertilizantes e adubos;
  • Colheita;
  • Armazenamento e distribuição.

E para dar conta desses trabalhos desde a preparação do solo até a colheita temos o uso de diversos tipos de equipamentos e implementos agrícolas. Dentre eles podemos citar as plantadeiras, diversos tipos de arados, colheitadeiras, pulverizadores e o principal deles, os tratores.

Os tratores são projetados para tracionar, transportar e fornecer potência para outras máquinas e implementos agrícolas. Uma das principais características dos tratores agrícolas é a versatilidade, pode desempenhar vários papéis e ainda ter implementos adicionadas a ele.

Para que isso seja possível, além de versátil, essa máquina tem muita potência e durabilidade. E com a ajuda de tecnologias de agricultura de precisão e equipamentos digitais, a gama de tarefas e capacidades dos tratores modernos se tornaram ainda mais ampla.

Os tratores agrícolas tem alguns requisitos importantes a serem considerados com base nas características do solo, sazonalidade e tamanho das áreas cultivadas, dentre eles:

  • A capacidade de trocar acessórios ou equipamentos rebocados rapidamente;
  • A capacidade de trabalhar e se mover em altas velocidades, mantendo o desempenho com outras máquinas em velocidades menores;
  • A capacidade de unificar dispositivos de conexão;
  • A possibilidade de ser atendido e reparado no campo.

Manutenção dos tratores agrícolas, qual estratégia usar?

A confiabilidade e a alta possibilidade de manobras dos tratores, combinadas com as tecnologias de agricultura de precisão, os tornam indispensáveis na agricultura. E como qualquer ativo importante da indústria, os tratores precisam de estratégias assertivas de manutenção.

Os tratores agrícolas utilizam diversos consumíveis para operar, e com certeza são itens que tem uma vida útil limitada. Itens como óleos, graxa, filtros e produtos de borracha, etc.

Para garantir um bom desempenho e conservação dessas máquinas, é necessário fazer a manutenção correta. Trabalhar com inspeções periódicas e cronograma de manutenção preventiva e preditiva com base num plano de manutenção.

Ainda mais nesse caso onde tratores agrícolas trabalham em condições desfavoráveis, como terreno irregular, excesso de poeira e umidade, entre outras.

Tratores agrícolas 100% em uso é problema

As estratégias de manutenção em áreas agrícolas se baseiam normalmente em momentos de entressafra. E deixar para resolver todos os problemas de manutenção de seus ativos nesse período é muito arriscado.

Para garantir a eficiência do maquinário agrícola, e não só dos tratores, são necessários cuidados periódicos. O planejamento de manutenção durante o ano é essencial para garantir a disponibilidade e produtividade dos ativos. E de quebra, não encarece demais a grande parada de manutenção durante a entressafra.

Estratégias importantes

Uma maneira eficiente e digamos importante para manter os tratores agrícolas em dia é fazer um checklist, diário, semanal, mensal. A periodicidade dessas inspeções deve ser realizada conforme recomendação do fabricante e outras por necessidade adicional verificada pela manutenção.

Se algum desses fatores não estiver adequado, é necessário tomar as medidas necessárias de imediato. Além disso, parte dessas verificações podem ser atribuídas ao operador da máquina.

E importante, que o mesmo seja treinado para realizar essas verificações, como parte da operação do trator é essencial checar o estado da máquina. Portanto, itens de verificação da manutenção e da operação, farão parte de um checklist com periodicidade definida, itens como:

  • Pressão e estado dos pneus
  • Sistema de arrefecimento,
  • Nível de óleo motor, transmissão e outros,
  • Funcionamento dos sistemas elétricos
  • Verificação dos filtros em geral
  • Lubrificação (pontos, mangueiras, conexões, limpeza)
  • Indicadores/sinalização do painel
  • Sistema hidráulico,
  • Estado das correias, etc.

A limpeza das máquinas agrícolas é outro fator que aumenta a vida útil desses equipamentos e ajuda a reduzir os problemas causados por sedimentos. Este procedimento é importante porque o acúmulo de sujeira pode comprometer o desempenho do filtro, aumentar o consumo de combustível e danificar outras peças.

Intervalos de manutenção

Para calcular o tempo de reposição das peças, revisões de partes da máquina, deve-se levar em conta principalmente as horas trabalhadas conforme determina o fabricante.

Um plano de manutenção bem elaborado com base no manual do fabricante e em dados históricos é uma questão essencial para os ativos. Outro fator a considerar é que esse intervalo de manutenção para ser 100% certo precisa levar em conta outros fatores, como:

  • Tipo de solo
  • Atividade predominante realizada pelo equipamento
  • Nível de severidade dos serviços
  • Locais com mudanças bruscas de clima
  • Sazonalidade

Conclusão

Portanto, manter manutenção e inspeções periódicas em tratores e seus implementos são essenciais para manter a confiabilidade desses ativos.

A utilização dos mesmos precisa ser racional, respeitando os limites da máquina. É preciso ter inspeções periódicas e manutenção preventiva e preditiva de acordo com as necessidades pré-determinadas.

Deixar tudo para uma grande parada com certeza não é a melhor estratégia, seria incorrer num grande risco. O gestor do negócio precisa sempre trabalhar com uma margem de segurança, e não colocar o tempo todo seus ativos 100% em uso.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *